Banca de QUALIFICAÇÃO: ALÍCIA RODRIGUES DOS REIS

DISCENTE: ALÍCIA RODRIGUES DOS REIS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Didática 7, sala 302
TÍTULO: O PROCESSO ARGUMENTATIVO COMO ELEMENTO PROBLEMATIZADOR NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR LICENCIANDOS
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Atividades investigativas; Formação de professores.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A utilização de diferentes recursos metodológicos atrelados aos processos de ensino eaprendizagem podem influenciar diretamente em como os estudantes irão interagir, participare compreender o que foi planejado. Como uma possibilidade de proposta de ensino o presentetrabalho mostra a análise da construção de um material didático, identificando quaiselementos pensando em promover a argumentação dos estudantes por meio das atividadesinvestigativas um grupo de licenciandos, membros do Programa Apoio PedagógicoLicenciandos/as na Escola – PROLICE – Núcleo de Química – UFS precisam apresentarnessa construção, além de averiguar de que maneira esses professores em formaçãopretendem inserir a utilização dessas abordagens enfatizando o processo de reflexão sobre autilização de tais estratégias. Considerando esse contexto, essa pesquisa tem como objetivoinvestigar como o processo da argumentação é considerado na elaboração de materiaisdidáticos de acordo com Design Research com atividades investigativas junto ao PROLICE.O estudo estruturou-se metodologicamente através do desenvolvimento das atividadesinvestigativas para a promoção do desenvolvimento argumentativo sendo adotada a DesignResearch, também conhecida como pesquisa de desenvolvimento. Esse tipo de pesquisa emdesign educacional podem ser conceituadas como o conjunto de abordagens de pesquisa quebuscam gerar conhecimento sobre problemas da prática educacional aumentando oconhecimento sobre elas. Dessa forma, esta pesquisa adota um sistema deelaboração–validação–reelaboração, através de um curso de formação mediada pelapesquisadora em questão buscando tecer relações entre o que eles consideravam importantepara a elaboração do material didático através da discussão de textos, artigos e deexperiências em geral, além do que de fato seria introduzido no material com o objetivo deauxiliar no desenvolvimento argumentativo e de que maneira se daria essa inserção. Osregistros de áudios desses encontros foram transcritos, codificados e interpretados segundo atécnica de Análise de Conteúdo de Moraes analisando também quais momentos forammodificados e/ou inseridos comparando-os com a primeira versão do material apresentado.Entre alguns dos resultados alcançados, observou-se que os licenciandos consideramimportante a inserção de atividades investigativas experimentais, bem como considerar ocontexto durante a elaboração dessas atividades.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - ALEILSON DA SILVA RODRIGUES

Notícia cadastrada em: 13/02/2023 15:00