Banca de DEFESA: NADIR SANTOS FREITAS

DISCENTE: NADIR SANTOS FREITAS
DATA: 16/02/2023
LOCAL: Didática VII, Sala 402 / Sala virtual: https://meet.google.com/pib-awqq-aht
TÍTULO: Sequência didática de educação financeira: uma investigação da mobilização da argumentação na aprendizagem em Matemática.
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática. Educação Financeira Escolar. Educação Matemática Crítica. Argumentação na Aprendizagem de Matemática.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

O ensino da educação financeira tem aparecido com destaque no Brasil, especialmente após os apontamentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e da elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Educação, culminando com a incorporação da temática na educação básica a partir da Base Nacional Comum Curricular. Por outro lado, podemos apontar a existência de uma rejeição ao ensino de matemática baseado apenas em conhecimentos técnicos, sem relação com a realidade dos indivíduos. É nesse contexto, partindo de um olhar voltado a Educação Matemática Crítica, que este trabalho tem como objetivo principal identificar indícios de como uma sequência didática em educação financeira escolar para o ensino médio pode ser utilizada como instrumento didático para mobilizar a argumentação dos estudantes. Para isso, buscou-se: a) Elaborar e Desenvolver uma sequência didática nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas (TSD) envolvendo educação financeira escolar para o ensino médio numa perspectiva de educação matemática crítica para mobilizar a argumentação em estudantes; b) Verificar se houve a mobilização da argumentação dos estudantes a partir do desenvolvimento da sequência didática elaborada. Os aportes teóricos para a pesquisa foram baseados em Brousseau, com a Teoria das Situações Didáticas, Skovsmose, em relação à Educação Matemática Crítica, Toulmin, no que diz respeito ao modelo de análise da argumentação e Silva e Powell, em relação ao ensino de educação financeira nas escolas. A pesquisa pode ser considerada de natureza qualitativa, com aspectos documental, exploratório e descritivo e contou com a participação de estudantes de uma turma do ensino médio na modalidade ensino integral de uma escola estadual de Alagoas. Procuramos identificar elementos constituintes dos argumentos construídos pelos discentes a partir da aplicação de uma sequência didática por nós elaborada; antes (por meio da coleta de dados em grupos focais) e depois (através de um questionário denominado “atividade exploratória”), e para a análise desses elementos, utilizamos o modelo de argumentação de Toulmin. No que diz respeito aos resultados construídos das etapas integrantes da sequência didática, foram avaliados mediante a técnica de Análise de Conteúdo, conforme Moraes. Como resultado, notamos que houve uma melhora significativa nos argumentos apresentados depois da SD, com cerca de 47% dos alunos conseguindo articular os dados, apresentando as garantias e apoio e chegando à conclusão. Desta forma, entendemos a sequência didática levando em consideração o arcabouço teórico da Teoria das Situações Didáticas, interligada a aprendizagem baseada em projetos, configura-se numa ferramenta pedágogica capaz de possibilitar a mobilização da argumentação na aprendizagem de matemática.

Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - CRISTIANE AZEVÊDO DOS SANTOS PESSOA

Notícia cadastrada em: 07/02/2023 09:09