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Banca de DEFESA: GESSICA MACÊDO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA MACÊDO DA SILVA
DATA: 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Didática 7, sala 302
TÍTULO: ABORDAGEM DE CASOS INVESTIGATIVOS COMO UMA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO DE UMA ZONA RURAL DO ESTADO DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Caso Investigativo; Educação do Campo; Sequência de Ensino Investigativo
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

No que se refere ao ensino de ciências é notória a discussão acerca da abordagem adotada em sala para ensinar ciências, tendo em vista que essa questão parece ganhar proporções ainda mais dramáticas quando delimitamos nossos olhares para o ensino formal nas áreas campesinas. Nos últimos anos, tem-se buscado cada vez mais recursos didáticos que possibilitem abordagens que promovam estratégias de ensino visando à formação de estudantes autônomos e críticos para atuarem em sociedade. Nesse sentido, as atividades investigativas no contexto das escolas do campo podem possibilitar o desenvolvimento da autonomia dos educandos, uma vez que solicitam dos mesmos a tomada de decisão frente à problemas do cotidiano. Essa pesquisa é do tipo estudo de caso com pilares da pesquisa qualitativa. Neste contexto, buscamos apresentar um estudo sobre uma investigação acerca da eficácia da utilização de Casos Investigativos (CI) inseridos em uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) acerca de saberes locais relacionados a uma escola do campo do estado do Piauí. Como percurso metodológico para desenvolvimento da Atividade Investigativa adotamos a Design Research, também denominada como pesquisa de desenvolvimento que se trata de um estudo organizado para a elaboração e planejamento de materiais didáticos. As pesquisas de desenvolvimento no contexto educacional, visa produzir soluções baseadas para problemas complexos na prática educacional. Para a construção do material didático, seguimos as seguintes etapas: i) levantamento acerca de temáticas recorrentes na comunidade rural, de modo a coletar possíveis temas problematizadores; ii) produção do caso investigativo com base nos temas coletados; iii) reestruturação da Sequência de Ensino Investigativo; iv) validação do caso com especialistas da área; v) validação da SEI com especialista em Atividades Investigativas; vi) Reformulação do material didático. Os resultados construídos foram avaliados a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Na discussão dos resultados a partir das avaliações apresentadas no primeiro ciclo de prototipagem, chegamos à conclusão de que a produção textual “O uso de agrotóxicos nas plantações de lavoura” é um caso investigativo e que a SEI apresenta teor investigativo com características que permite uma abordagem investigativa, as discussões das aulas foram organizadas em categorias as quais foram tratadas e comparadas de acordo com os critérios estabelecidos em cada grupo. Como resultados parciais temos a produção do CI inserido em uma SEI. O CI foi utilizado como ferramenta para iniciarmos as discussões acerca da problemática que o CI trazia em seu contexto. Bem como uma análise sobre a atividade prática inserida no Caso Investigativo em relação ao manuseio dos agroquímicos. Em suma, é perceptível que ao apresentar um problema que parte do cotidiano da comunidade e escola por meio do Caso investigativo inserido dentro de uma Sequência de Ensino Investigativo proporciona aos discentes a construção do conhecimento, estimulando-os a participar efetivamente do seu processo de ensino aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO

Notícia cadastrada em: 07/02/2023 09:09
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