Banca de DEFESA: ALAN ALMEIDA SANTOS

DISCENTE: ALAN ALMEIDA SANTOS
DATA: 24/02/2023
LOCAL: LEM - DMA UFS
TÍTULO: UMA CARACTERIZAÇÃO DE ENUNCIADOS E ORIENTAÇÕES PARA USOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS A PARTIR DE EXEMPLARES DE REVISTAS PEDAGÓGICAS PUBLICADAS EM SÃO PAULO(1893-1961)
PALAVRAS-CHAVES: Tipificação de problemas. Problemas aritméticos. Problemas geométricos. Revista Pedagógica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo caracterizar os enunciados e orientações para usos dos problemas matemáticos, em exemplares de revistas pedagógicas brasileiras publicadas entre os anos de 1893 a 1961. Como principais referências para entendimentos sobre problemas matemáticos foi utilizado o estudo de Virgens (2014), Fernandes (2017) e Souza (2021), para pesquisa histórica voltada para problemas matemáticos, Nascimento (2018), Souza (2021) para saberes e problemas aritméticos e Santos (2017) e Santos (2022) para saberes e problemas geométricos. O enredo da escrita e objetivo foram traçados a partir da seguinte problemática: como é possível caracterizar os enunciados e orientações para usos dos problemas matemáticos, em exemplares de revistas pedagógicas brasileiras publicados entre os anos de 1893 a 1961? Para responder a essa indagação as fontes foram examinadas a partir de dois movimentos: em um primeiro foi efetuado o mapeamento a partir de revistas pedagógicas que se encontram no Repositório Institucional da Universidade de Santa Catariana (RI-UFSC). E em um segundo movimento foi efetuada a caracterização dos enunciados e de orientações mapeadas. Foram identificados oitocentos e sessenta e seis exemplares de periódicos de diferentes estados, dos quais duzentos e dezenove apresentavam enunciados ou orientações para usos dos problemas matemáticos. Como foi identificado no estado de São Paulo uma maior quantidade de diferentes periódicos uma opção adotada foi examinar as publicações paulistas que tivessem maior número de exemplares e que trouxessem enunciados/orientações para o uso dos problemas matemáticos dentro do marco cronológico de 1893 a 1961, assim, foram examinandos um quantitativo de cinquenta e dois exemplares de periódicos como: A Eschola Publica (1893-1897); Revista de Ensino (1902-1918); Revista Educação (1927-1946); e Revista de Educação (1930-1961). Por meio do exame das fontes selecionados foi possível constatar problemas aritméticos e geométricos, para conteúdo como: números (romanos e fracionários, quatro operações) e ângulos, sendo que nos primeiros anos havia uma maior presença de enunciados do tipo prático e sem número, porém, a partir de estudos, que observavam a relevância de novas práticas no ensino, surgiram problemas aritméticos e geométricos com enunciados do tipo de situação real, contos aritméticos, narrativos e propostos pelas crianças. No que tange a caracterização das orientações os autores indicavam que os professores deveriam utilizar problemas introduzidos de forma oral, a partir do uso de objetos, quando fosse tratar sobre aspectos relacionados a figuras geométricas (cubo, esfera, cilindro, quadrado e retângulo), unidades de medidas e razão, como também, introduzidos de forma escrita, a partir de situações cotidianas de forma gradual.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - DEOCLECIA DE ANDRADE TRINDADE

Notícia cadastrada em: 07/02/2023 09:09