Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO DE JESUS SOUZA

DISCENTE: FERNANDO DE JESUS SOUZA
DATA: 01/12/2022
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/yqw-vyju-fcf
TÍTULO: As simulações educacionais no ensino de física: aplicando uma UEPS sobre a primeira lei da termodinâmica utilizando a abordagem POE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de física, UEPS, softwares educacionais, POE.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino de Física permite lidar com fenômenos naturais e tecnológicos, que auxiliam os estudantes a interpretar problemas e estabelecer relações para processos que ocorrem na vida diária. Apesar da sua importância no ensino médio, muitos alunos enfrentam dificuldades na análise de conceitos abstratos e em particular, isso deve-se ao modo como essa disciplina é apresentada. Assim, com o entendimento de que é necessário aguçar o conhecimento científico, proposto pelos documentos curriculares em Física, neste trabalho utiliza-se como tema norteador a primeira lei da termodinâmica, que trata do princípio da conservação da energia, questão nem sempre compreendida pelos alunos que se deparam com o conceito de temperatura e calor, que geram interpretações e concepções alternativas. Partindo desse princípio, a aplicação de simulações, tratado como recurso alternativo e potencial para a termodinâmica, tem o potencial de oportunizar aos alunos se tornarem o centro do processo, agindo ativamente, prevendo, observando e explicando fenômenos (POE), por isso, este trabalho tem como problema: Qual a evolução conceitual dos alunos do 2º ano do ensino médio sobre a primeira lei da termodinâmica em uma UEPS a partir de simulações educativas utilizando o método POE? Será que o engajamento em sala de aula a partir de atividades com simulações educacionais interativas em uma UEPS será significativo? Para tanto, utiliza-se como aporte teórico a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que considera o que o aluno já sabe como quesito para a consolidação da aprendizagem, com apresentação de uma UEPS, com atividades de experimentação em simulação educacional tendo por abordagem a POE. Esta pesquisa terá uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, e quanto aos procedimentos será um estudo de caso. Para verificar o desempenho dos alunos durante a aplicação da UEPS será utilizado um pré e pós teste, além de analisar o engajamento dos alunos durante as atividades, esperando-se que o uso das simulações juntamente com o método POE promova a aprendizagem significativa sobre conceitos da primeira lei da termodinâmica e estabeleça relações com a prática cotidiana, melhorando seu desempenho em Física.

Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo ao Programa - 2650152 - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA

Notícia cadastrada em: 24/11/2022 08:44