Banca de QUALIFICAÇÃO: LELIANE DA COSTA FERREIRA

DISCENTE: LELIANE DA COSTA FERREIRA
DATA: 28/11/2022
LOCAL: https://meet.google.com/omo-datz-vih
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA AMAZÔNIA MARAJOARA: Desafios e Perspectivas para uma Educação Ribeirinha Intercultural
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Educação Intercultural, Povos Ribeirinhos. Identidade cultural. Marajó.

Este trabalho se trata de um estudo de caso realizado em uma escola do município de Afuá, na Amazônia Marajoara, estado do Pará, que atende estudantes ribeirinhos(as) e tem como objetivo geral investigar se e como as identidades, a realidade e os conhecimentos ribeirinhos estão inseridos na proposta de ensino de Ciências desenvolvida, no ano de 2022, em uma escola pública paraense que atende estudantes ribeirinhos(as) no município de Afuá. O ambiente da pesquisa é a Escola Estadual de Ensino Médio Leopoldina Guerreiro, localizada na sede do município, e os(as) colaboradores(as) são: direção e coordenação da escola, professores(as) das áreas de Ciências, e alunos(as) ribeirinhos(as). O desenvolvimento do estudo está ocorrendo em duas etapas: 1) Análise Documental (CELLARD, 2012) do Projeto Político Pedagógico da instituição (PPP-EEMLG) e da proposta de ensino de ciências presente currículo estadual, através dos documentos Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA) e o Caderno Orientador da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (COCINT) buscando compreender se e como as identidades, realidades e os conhecimentos ribeirinhos estão presentes nesses documentos. 2) Entrevistas narrativas (MUYLAERT et al., 2014), sendo realizadas com três professores(as) das áreas de Biologia, Química e Física e com seis alunos(as) residentes nas comunidades ribeirinhas do município. As entrevistas serão analisadas através da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2006). O estudo traz como enfoque as discussões sobre o currículo de ciências, e como considerar as vivências culturais, históricas, as realidades e os conhecimentos dos(as) estudantes ribeirinhos(as), em sua implementação pode contribuir para a construção da identidade marajoara/ribeirinha/afuaense, buscando também dialogar com as perspectivas interculturais pensando em um Ensino de Ciências para o contexto da Educação Ribeirinha que enfatize uma formação científica, identitária e cultural, considerando a realidade presente nesses espaços. Para o momento, estamos realizando a análise dos documentos e análise textual da entrevista com os(as) professores(as). Os primeiros resultados da análise documental indicam que os(as) estudantes ribeirinhos(as) não estão sendo considerados(as) no PPP da escola. Com relação aos documentos curriculares, vê-se uma maior ênfase a diversidade cultural do estado do Pará, e novas perspectivas para um currículo menos homogeneizador. Esses dados e os resultados da entrevista serão acareados para uma melhor compreensão das influências dessas presenças e ausências no cotidiano escolar.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - RAMON DE OLIVEIRA SANTANA
Externo à Instituição - SUZANI CASSIANI
Interno - 019.173.265-64 - TATIANA SANTOS ANDRADE