Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA LIMA SANTOS

DISCENTE: MARCELA LIMA SANTOS
DATA: 02/12/2022
LOCAL: Plataforma Google meet - a confirmar
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
PALAVRAS-CHAVES: Grupo colaborativo. Letramento estatístico. Professores da educação básica. Projetos de aprendizagem.
SUBÁREA: Currículo

A educação escolar assume o papel de fomentar e promover a participação plena dos cidadãos em um mundo cada vez mais tecnológico e científico. Para além de buscar ensinar matemática de maneira prazerosa e significativa, consideramos importante haver atividades escolares, de modo que os alunos fiquem diante de variadas informações sob distintas formas, que lhes exijam leitura e interpretação de dados por meio de tabelas e gráficos, assim como, o conhecimento de outros elementos estatísticos para o desenvolvimento de sua formação básica. Frente ao exposto, surgiu a seguinte questão de pesquisa: Quais contribuições resultam de um trabalho baseado em projetos de aprendizagem para o desenvolvimento do letramento estatístico dos estudantes da educação básica? Para responder a esse questionamento estabeleceu-se como objetivo analisar como um trabalho baseado em Projetos de Aprendizagem pode contribuir para o desenvolvimento do letramento estatístico dos estudantes. Apoiamo-nos na literatura a respeito do letramento estatístico e documentos curriculares, de âmbito nacional e estadual, em relação às orientações sobre objetos de conhecimento da Estatística. Participaram deste estudo, seis professores da Educação Básica de uma escola da rede pública do município de Itabaiana, participantes de um grupo colaborativo. Desse modo, o estudo delineou-se a partir de uma abordagem qualitativa com caráter bibliográfico, documental, além dos procedimentos voltados à pesquisa de campo e participante. Para a coleta dos dados, utilizamos diário de bordo, com registros realizados durante os encontros de discussões, aplicação de questionário. Como a pesquisa, ainda está em andamento, uma análise preliminar dos dados se deu por meio da técnica de análise textual discursiva. Dentre os resultados parcialmente obtidos, identificou-se que o Projeto de Aprendizagem sobre o uso de agrotóxicos, partiu de uma temática escolhida pelos alunos por se tratar de um tema presente em suas realidades e emergente naquela região. Além disso, o diálogo entre o grupo colaborativo contribuiu para reflexões sobre suas práticas de ensino. Também ficou evidente a mobilização, participação e envolvimento de todos os professores e turmas da escola. No tocante às tarefas desenvolvidas pelos estudantes, houve incentivo e mediação por parte dos professores, para que vivenciassem etapas do ciclo investigativo, tornando-se protagonistas desse processo, ao produzirem e coletarem dados. Vale ressaltar que essa ação contribuiu para a conscientização em relação ao uso dos agrotóxicos, na garantia de obterem uma melhor qualidade de vida.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - SUZI SAMÁ PINTO