Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE IZAIANE FARIAS DOS SANTOS

DISCENTE: ALINE IZAIANE FARIAS DOS SANTOS
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Virtual
TÍTULO: O PIBID E O ENGAJAMENTO ACADÊMICO: PERSPECTIVAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Engajamento Estudantil; Engajamento Acadêmico, Programa de Iniciação à Docência.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A pesquisa tem como centralidade o engajamento estudantil propiciado pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid - visto que o programa tem como finalidade estimular os bolsistas a conhecerem e vivenciarem a realidade da escola pública de Educação Básica, de forma que sejam conhecidas as dimensões profissionais e possibilidades concretas de exercer a docência e desenvolver novas metodologias de ensino. A proposta é entender como a permanência do estudante no programa pode gerar no mesmo o engajamento estudantil, de modo a entender quais são as bases que sustentam o engajamento, bem como sua relação com o pibid. O estudo tem como objetivo geral investigar como a participação no Pibid promoveu o engajamento acadêmico entre um grupo de egressos do programa do curso de licenciatura em Química do IF Baiano Campus Catu. Para alcançar o objetivo, temos os seguintes objetivos específicos: analisar o Pibid como política pública e as contribuições para a formação docente; discutir a relação entre a participação no Pibid e a formação do engajamento estudantil. A pesquisa tem como instrumentos a aplicação de questionários e entrevista semiestruturadas. O primeiro questionário é voltado para conhecer quem é o bolsista bem como um pouco da sua vida acadêmica no geral, o segundo questionário é voltado para a vida acadêmica especifica com questões relacionadas ao curso, vivências no Pibid, e questões socioeconômicas. A discussão dos dados vem pontuando na direção da categorização do engagement extraído do referencial teórico, pontuando sobre Políticas Educacionais e políticas de formação de professores, falando de profissionalização do ensino e Saberes docentes, discutindo sobre formação de professores e identidade, e assim fornecer sustentação sobre engajamento.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 019.173.265-64 - TATIANA SANTOS ANDRADE
Externo ao Programa - 2650152 - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA

Notícia cadastrada em: 04/11/2022 08:27