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Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIANO GOMES NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIANO GOMES NASCIMENTO
DATA: 06/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Aprendizagem de Frações por meio de aplicativos gamificados
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação na educação; Aprendizagem de frações; Ensino de frações.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo identificar indícios de como a inserção de aplicativos gamificados no ensino de frações pode propiciar a construção ou a consolidação do conhecimento matemático. Os participantes serão estudantes e professores do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no interior do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aspectos exploratório e descritivo e os dados serão coletados por meio da aplicação de questionários e, eventualmente, entrevistas, além da aplicação de uma sequência de atividades na sala de aula. Em relação às tecnologias digitais, nos baseamos fundamentalmente em Lévy (1999), Castells (2007), Kensky (2013) e Serres (2013) e, no caso de sua relação com a educação matemática, em Borba et al (2018), Bairral et al (2015) e Paiva (2016). No que concerne à aprendizagem de fração, nos baseamos em Magina e Campos (2008), Azevedo e Noleto (2009) e Campos (2011) e em relação ao conceito e o uso da gamificação no ensino, em Petry (2016), Viana et al (2013), Kapp (2012), Coutinho e Alves (2016) e Montanaro (2018). A análise dos instrumentos aplicados se dará com base na Análise de Conteúdo (AC), seguindo as orientações de Bardin (2011).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - ISA DE JESUS COUTINHO

Notícia cadastrada em: 21/09/2022 16:46
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