Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE OLIVEIRA DE ALMEIDA

DISCENTE: JACQUELINE OLIVEIRA DE ALMEIDA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Banca Remota
TÍTULO: SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO PARA APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Estatística; Ensino Híbrido; Ensino Médio Integrado; Sala de aula invertida, TDIC.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a metodologia da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) mediadas pelas TDIC diante do ensino de Estatística Aplicada em uma turma de 2º ano do Ensino médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe — IFS. A necessidade deste referido estudo emerge do crescente interesse da sociedade atual pela utilização do Ensino Híbrido diante da intensificação do uso das novas tecnologias digitais, da urgência da implementação deste tipo de metodologia no sistema educacional a fim de compreender como o aluno do século XXI está aprendendo, desenvolvendo habilidades que entenda seu papel na sociedade, e devido às dinâmicas e tendências da sociedade atual de fácil acesso às informações que podem ser fornecidas pelas TDIC. Neste sentido, o estudo segue os princípios de uma abordagem quali-quantitativa, cujos procedimentos adotados foram baseados no método da “Pesquisa-ação”. Seguindo algumas etapas fundamentais: Planejamento, implementação e avaliação, coleta de dados para investigar o desempenho e a satisfação de todos os envolvidos nesta experiência. Deste modo, a partir das análises e discussões dos resultados que serão ainda apresentados, este estudo prosseguirá em compreender o processo da experiência da Metodologia da Sala de Aula Invertida, conforme embasamento teórico de Bergmann e Sams (2016), Moran (2015), Bacich, Neto e Trevisan (2015) e Valente (2018).

Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - PATRÍCIA VERÔNICA NUNES CARVALHO SOBRAL DE SOUZA
Externo à Instituição - EÂNES DOS SANTOS CORREIA