Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: ADRIANA PEREIRA DA SILVA
DATA: 27/09/2022
LOCAL: Videochamada no link: https://meet.google.com/qyt-rvmd-vny
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ENSINAR POLIEDROS UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA
PALAVRAS-CHAVES: Poliedros. Sala de Aula Invertida. UEPS
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A busca por metodologias para tornar o ensino de matemática mais eficiente, de modo que este seja atrativo e significativo não é novo, e as metodologias ativas ganham destaque neste cenário. Nesse sentido, esta pesquisa parte dos questionamentos: como uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), utilizando a Sala de Aula Invertida (SAI), pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de poliedros? Quais são os efeitos da sala de aula invertida no desempenho dos alunos durante a aplicação da UEPS sobre poliedros? Quais são os benefícios e desafios de usar um modelo de sala de aula invertida para ensinar e aprender numa UEPS? Assim, desejamos compreender como, num ambiente de sala de aula invertida, uma UEPS pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de poliedros, apontando indícios acerca dos seus benefícios e desafios para o ensino da matemática. Para concretizar tal objetivo pretende-se: elaborar uma UEPS do conteúdo Poliedros tendo como metodologia de aplicação o ambiente de sala de aula invertida; aplicação da UEPS no ambiente de sala de aula em uma turma da educação básica; analisar indícios de evolução conceitual dos discentes a partir da aplicação da UEPS em um ambiente de sala de aula invertida; investigar benefícios e desafios no desenvolvimento e aplicação de uma UEPS tendo como base o ambiente de sala de aula invertida. O estudo fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem significativa (TAS) de David P. Ausubel, e na metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI), tendo como aporte teórico como: Bergman e Sams, Moran, Ribeiro, Moreira, Yin, Bardin, Minayo, Novak, PCN, BNCC, Currículo de Sergipe, Dante e Viana, entre outros. Será utilizada uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e elementos da Análise de Conteúdo para interpretação dos dados, em vista as evidências de aprendizagem significativa. O estudo será desenvolvido a partir do desenvolvimento e aplicação de uma UEPS em uma turma, composta por 45 alunos, de segundo ano do ensino médio em uma escola pública. Pretende-se com esse estudo contribuir para o ensino de matemática, colaborando para reflexão da necessidade de utilização de instrumentos que proporcionem uma inovação na prática de ensino, mas com a necessidade de estar ancorada em metodologias e teorias de aprendizagem historicamente construídas e de eficácia comprovada cientificamente.

Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - ANDRÉ RICARDO MAGALHÃES

Notícia cadastrada em: 20/09/2022 14:19