Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA PAULA DE MELO SANTOS ALVES

DISCENTE: MARIA PAULA DE MELO SANTOS ALVES
DATA: 30/09/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS SIGNIFICADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Educação das Relações Étnico-raciais (ERER); Ensino de Ciências; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Educação antirracista.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Dados estatísticos e pesquisas acadêmicas tem evidenciado as persistentes desigualdades étnico-raciais instituídas e reproduzidas na sociedade brasileira desde o processo secular de colonização e as práticas colonialistas que caracterizam esse processo até a atualidade. (IBGE, 2019; LAESER, 2018; MATTOS FILHO, 2021). Processo esse reproduzido pelo racismo estrutural e processo de colonialidade que persistem e sustentam rel(ações) preconceituosas e discriminatórias que sustentam e reproduzem a subalternidade, a exclusão e as desigualdades nas diferentes instâncias sociais (LIMA et all, 2022; Almeida, 2021, entre outros). Assim torna-se urgente a compreensão de que o racismo é um problema que está posto na sociedade brasileira. Ele está na estrutura da sociedade e, corroborando com Almeida (2019), não há racismo estrutural sem a presença do Estado. Portanto, é preciso considerar o papel do estado no seu combate. Nesse sentido, como apontam pesquisas, a educação também se constitui como espaço de sua reprodução, mas também do seu combate, como apontam as pautas de luta do Movimento Negro, como agente reivindicador de direitos essenciais e como agente educador no decorrer da história (GOMES, 2012, 2017, LIMA e TRINDADE, 2017; GOMES E JESUS, 2013); entre outros entre outras/outros). É nesse contexto que se conquista a aprovação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatória inclusão da história e Cultura Africana e Afro-brasileira em todo o Currículo Escolar (BRASIL, 2003) e suas diretrizes (DCN/ERER; BRASIL, 2004) e a Lei 11.645/2008, que acrescenta a história e cultura indígena ao que estava estabelecido na Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003). Nesse sentido, este estudo tem como problema a seguinte questão: Como a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) tem sido tratada no ensino de Ciências em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sergipe. Como objetivo geral analisar a forma como a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) tem sido tratada no ensino de Ciências em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sergipe, à luz das Leis nº. 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e suas diretrizes. Como objetivos específicos foram propostos: repertoriar possíveis práticas de ERER, no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental; apontar avanços, desafios e possibilidades do ensino de Ciências, na perspectiva da educação das relações étnico-raciais e; identificar os repertórios identitários étnico-raciais dos sujeitos da pesquisa, a partir da perspectiva afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva, um estudo de caso com aportes de etnografia da prática escolar, na qual consta: realização de entrevistas com docente da turma e pedagogo da escola; aplicação de questionários e de atividades e realização de grupo focal com as crianças da turma, além de observação participante de aulas. Também análise do livro didático de Ciências utilizado pela turma, do Projeto Pedagógico e Proposta Curricular da Escola e um estudo do tipo Meta-análise das teses e dissertações da Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da CAPES sobre o tema de estudo. Também serão bases da análise desse estudo as legislações e diretrizes relacionadas ao objeto de estudo.

Presidente - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - EVANILSON TAVARES DE FRANÇA

Notícia cadastrada em: 16/09/2022 13:23