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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALIXANDRE MARQUES CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALIXANDRE MARQUES CRUZ
DATA: 05/10/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFS)
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE JOGOS E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de professores; Ensino de Matemática; Jogos.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A presente dissertação tem por objetivo compreender as concepções de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública municipal de Poço Redondo/SE sobre jogos e sua utilização. Para isso, foram selecionadas cinco instituições de ensino desse município que possuem os anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessa escolha, participaram da pesquisa onze professores de Matemática que lecionam nessas instituições de ensino. Como referencial teórico, buscar-se-á fundamentação na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Muniz (2021), Moura (2017) e Grando (2015) para nortear sobre a relevância do uso de jogos para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Dessa forma, a partir do último autor abordado, também é adotado, por meio de seus fundamentos, o entendimento para o conceito de jogo, sua classificação e suas fases de desenvolvimento. Já acerca do conceito da ludicidade do jogo e sua distinção entre brinquedo e brincadeira, tem como base os apontamentos de Muniz (2021) e Kishimoto (2017). Por sua vez, o entendimento de concepção é pautado por Matos e Jardilino (2016). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de um estudo de caso, no qual os instrumentos de coleta de dados utilizados para entender o fenômeno estudado do trabalhado tomou-se a partir da aplicação de um questionário semiestruturado e de uma entrevista semiestruturada (que ainda será realizada), elaborados a partir das recomendações de Gil (2008) e Marconi e Lakatos (2003). A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016), com o propósito de abordar, a partir dos dados coletados, possíveis categorias para se entender o fenômeno estudado. Por meio dos resultados do questionário, foi possível identificar que todos os participantes da pesquisa fazem usos de jogos em suas aulas de Matemática. Ademais, também foi possível subsidiar quatro categorias: a primeira, o entendimento de jogo, que os docentes em suas concepções, informaram ser um recurso pedagógico que possui uma metodologia, para seu desenvolvimento, que envolve ludicidade, regras, interação e a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico e, a depender do jogo, aprendizagem de determinados conteúdos matemáticos de quem o estar jogando. A segunda, etapas e desafios do desenvolvimento do jogo, nessa, conclui-se que os professores estudam, planejam e fazem a testagem do jogo com seus familiares antes de levá-lo para ser desenvolvido em suas aulas. Após essa testagem, fazem seu uso em momentos que podem estar relacionado com o antes e o depois da explicação do conteúdo, todavia, também destacaram que para sua execução existem obstáculos, como: falta de material e de um espaço apropriado para ocorrência de sua ação, lotação de turmas para apenas um professor dar conta, assim como, a agitação, inquietação e indisciplina dos alunos na ação do jogo e o pouco tempo para seu desenvolvimento. A terceira, intitulada por: os tipos de jogos, constata-se que o jogo de quebra-cabeça e o de tabuleiro são utilizados por 55% (seis) dos participantes, já os de estratégia, cartas e que envolvem fixação de conteúdo, por 46% (cinco), os jogos digitais por 37% (quatro), os de azar e bingo por 18% (dois) e o de dominó, mencionado apenas por um participante. A quarta e última categoria, nomeada por conhecimento do professor sobre os jogos, conclui-se por meio dela, que 82% (nove) dos docentes possuem conhecimento sobre informações acerca do uso de jogos para o ensino de Matemática e eles são identificadas através do livro didático de Matemática adotado na escola que ensinam por 64% (sete) dos participantes, em leituras sobre artigos e relatos de experiências e vídeos explicativos que abordam a temática dos jogos por 55% (seis) dos professores, em livros online ou impresso por 46% (cinco), em revistas online ou impressas por 28% (três), em cursos que trabalham a ideia dos jogos na aprendizagem dos conteúdos e na realização de projetos realizados na escola constatado apenas por um participante em ambas as situações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - AMÉRICO JUNIOR NUNES DA SILVA

Notícia cadastrada em: 15/09/2022 20:48
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