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Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA FREITAS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANCA FREITAS DE OLIVEIRA
DATA: 30/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google meet - a confirmar
TÍTULO: NOÇÃO DE ECOLOGIA DO DIDÁTICO APLICADA AO OBJETO TRIÂNGULO: UM ESTUDO EM DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS E EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Triângulo. Anos finais do ensino fundamental. Ecologia do didático.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

Quando se trata do ensino de matemática, são muitas as dificuldades apontadas no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Dentre seus objetos de conhecimento, o ensino relacionado aos objetos geométricos historicamente tem apresentado uma maior irregularidade e limitação, devido forma como professores que ensinam matemática realizam seu trabalho, por conseguinte, pelas dificuldades apresentadas pelos alunos da educação básica. Essa problemática se distancia das orientações existentes em documentos curriculares, com as quais, autores de livros didáticos buscam elaborar suas obras. Nesta pesquisa, o objeto de estudo tem ênfase no objeto triângulo, sob a perspectiva da ecologia do didático – noção que faz parte de uma das principais teorias fundadas por Yves Chevallard, a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Para tanto, definiu-se como questão de pesquisa: Como o objeto triângulo se configura no sistema de ensino brasileiro, considerando documentos oficiais e livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental, sobre os pressupostos da Teoria Antropológica do Didático? Para respondê-la, delineou-se a abordagem qualitativa para o estudo com caráter bibliográfico e documental, a partir dos seguintes objetivos: identificar pesquisas que abordem o estudo do triângulo em documentos oficiais e/ou livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, preferencialmente, sob a perspectiva Ecológica do Didático; identificar como o objeto triângulo está presente nos documentos oficiais (Matriz Curricular de Sergipe, Currículo de Sergipe, PCN, BNCC, PNLD); levantar dados sobre quais os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental são selecionados com maior frequência nos PNLD, conforme cada período destacado na pesquisa (2002-2020), selecionando a coleção mais frequente para análise do objeto geométrico em questão; apresentar uma análise sob as três dimensões da Ecologia do Didático acerca do objeto Triângulo para os anos finais do Ensino Fundamental. Dentre os resultados obtidos parcialmente, foi identificado que nos documentos curriculares analisados, há mudanças quanto à estrutura e forma de apresentar as orientações. Dentre os livros didáticos que foram analisados, apenas uma coleção foi a mais adotada na rede estadual de Sergipe – A Conquista da Matemática – dentre o período pesquisado. No decorrer desse período, alguns habitats deixaram de existir, como também a funcionalidade do objeto triângulo mudou na nova edição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 2729363 - RAFAEL NEVES ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 14/09/2022 11:04
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