A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSICA MACÊDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA MACÊDO DA SILVA
DATA: 27/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: ESTUDO DE CASOS INVESTIGATIVOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA RURAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Casos Investigativos; Educação do Campo; Sequência de Ensino Investigativo.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

Quando pensamos na maneira como o ensino formal brasileiro tem sido realizado naárea da Educação Básica, percebemos que compreender os processos e mecanismosenvolvidos nesse setor é um desafio que obriga-nos a se debruçar sobre variáveiscomplexa que muitas vezes, requerem o máximo de atenção aos seus detalhes ecomposições. Essa questão parece ganhar proporções ainda mais dramáticas quandodelimitamos nossa análise para o ensino formal em áreas rurais. É notório que, com opassar dos anos, vem se buscando o desenvolvimento de novas abordagens quepudessem ser inseridas nas práticas pedagógicas e que tivessem como objetivo aotimização do trabalho docente. Essa busca de recursos didáticos que possibilitem tantoa melhora das estratégias de ensino-aprendizagem, quanto á formação de discentesautônomos, críticos e reflexivos para atuarem em sociedade parece sofrer cada vez maiscom os entraves políticos, econômicos e, muitas vezes, ideológico. Nesse sentido, asatividades investigativas dentro do contexto das escolas do campo surgem como umaabordagem que possibilita o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, uma vezque solicitam dos mesmos a tomada de decisão frente à problemas. Este estudo propõeuma investigação acerca da eficácia da utilização desse método no contexto da educaçãorural tendo como objetivo analisar como a abordagem de ensino de CasosInvestigativos, inseridos em uma Sequência de Ensino Investigativo, pode permitir aproblematização de saberes locais relacionados a uma escola rural. Como percursometodológico para desenvolvimento da Atividade Investigativa foi adotada a DesignResearch, também denominada como pesquisa de desenvolvimento. As pesquisas emdesign research no contexto educacional, visa produzir soluções baseadas paraproblemas complexos na prática educacional. Para a construção do material didático,seguimos as seguintes etapas: i) levantamento acerca de temáticas recorrentes nacomunidade rural, de modo a coletar possíveis temas problematizadores; ii) produção docaso investigativo com base nos temas coletados; iii) reestruturação da Sequência deEnsino Investigativo; iv) validação do caso com especialistas da área; v) validação daSEI com especialista em Atividades Investigativas; vi) Reformulação do materialdidático. Os resultados construídos foram avaliados a partir da técnica de Análise deConteúdo. Na discussão dos resultados a partir das avaliações apresentadas no primeirociclo de prototipagem, chegamos à conclusão de que a produção textual “O uso deagrotóxicos nas plantações de lavoura” é um caso investigativo e que a SEI apresentateor investigativo com características que permite uma abordagem investigativa, asdiscussões das aulas foram organizadas em categorias as quais foram tratadas ecomparadas de acordo com os critérios estabelecidos em cada grupo. Dessa forma,observou-se que ao apresentar o problema de investigação por meio de um CasoInvestigativo pode ser um instrumento importante para o desempenho de habilidadescognitivas nos estudantes, bem como concretizar o caráter investigativo da atividade, demodo a fazer com que os discentes tenham uma participação mais ativa no processo deensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO

Notícia cadastrada em: 12/09/2022 16:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e