A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO DOS SANTOS ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO DOS SANTOS ANDRADE
DATA: 16/09/2022
HORA: 16:00
LOCAL: PPGECIMA
TÍTULO: Obstáculos de aprendizagem sobre função quadrática: uma investigação ao longo de uma sequência didática
PALAVRAS-CHAVES: Função Quadrática; Sequência Didática; Metacognição; Obstáculos; Aprendizagem
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a vivência de uma sequência didática para investigação das razões que levam os alunos do ensino médio a apresentarem dificuldades na aprendizagem de função quadrática. Durante a sequência didática, aos alunos será oportunizado utilizar estratégias metacognitivas, com a finalidade de auxiliar na superação dos obstáculos que eles possam enfrentar na construção de conhecimentos sobre função quadrática. Parte-se do pressuposto que compreender estratégias metacognitivas permita ao discente o desenvolvimento da própria cognição e a reflexão sobre seus conhecimentos. Durante a pesquisa, será possível analisar a compreensão dos estudantes na resolução de problemas que envolvam Função Quadrática, bem como avaliar a contribuição dos conhecimentos prévios dos alunos em cada aula no processo de ensino e aprendizagem. Como teorização, têm-se os textos dos principais teóricos que fundamentam o objeto de estudo: Brousseau (2008), Cabral (2017), Flavell (1987) e Zabala (1998). Na abordagem metodológica, os sujeitos da pesquisa em questão serão os alunos de uma escola pública estadual do ensino médio, na cidade de Ribeira do Amparo – BA, que serão oportunizados por meio da sequência didática a refletirem sobre seu papel no contexto escolar, seus obstáculos de aprendizagem e a identificação através da metacognição dos instrumentos que os levarão a querer estudar de maneira prazerosa e significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARLENE ALVES DIAS

Notícia cadastrada em: 12/09/2022 16:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e