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Banca de QUALIFICAÇÃO: HELEN KALINE AMORIM SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELEN KALINE AMORIM SANTOS
DATA: 30/09/2022
HORA: 16:00
LOCAL: LEM
TÍTULO: UMA CARACTERIZAÇÃO DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE MARIA MONTESSORI A PARTIR DO LIVRO PSICO-ARITMÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: Maria Montessori. Psico-Aritmética. Princípios.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Maria Montessori foi uma das precursoras de novas metodologias para o ensino de crianças “anormais”, a médica e educadora italiana idealizou um método de ensino que ficou conhecido como método Montessori, para aquelas que possuíam algum tipo de deficiência ou condição. Mais tarde, o método atendeu a todas as crianças, pois ela conseguiu enxergar que todas as crianças tinham a mesma capacidade de aprender. Montessori tomou como base os estudos de Jean Itard e Edouard Séguin e aperfeiçoou para construir a sua metodologia, elaborou materiais manipuláveis em madeira e firmou na sua tese que as crianças deveriam ter direito a alguns princípios, a saber: individualidade, atividade, liberdade e independência. Na tentativa de abordar sobre a aplicação desses princípios para o ensino de matemática (aritmética, álgebra e/ou geometria), utilizaríamos como fonte de pesquisa os periódicos brasileiros contidos no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (RI-UFSC), porém ao fazer o exame não foi possível adquirir informações suficientes, diante disso, tinha-se a alternativa de utilizar os livros produzidos por Montessori em 1934, Psico-aritmética e Psico-geometria. Para isso, tomando como norte o questionamento: será que Maria Montessori utilizou os princípios que definiu para a educação no livro produzido para o ensino de aritmética? Este trabalho busca caracterizar a aplicação dos princípios de Maria Montessori a partir do livro Psico-aritmética. Nesse livro, foi possível ver que Montessori orientou o uso dos materiais respeitando os princípios definidos, ela apresenta o material com sua representação fotográfica e utilidade. Ao apresentar a utilidade busca orientar o adulto em como agir, o que se espera que a criança aprenda, bem como indica materiais complementares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - ALAN MARCOS SILVA DE REZENDE

Notícia cadastrada em: 09/09/2022 10:33
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