A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN ALMEIDA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN ALMEIDA SANTOS
DATA: 30/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: LEM
TÍTULO: UMA CARACTERIZAÇÃO DE ENUNCIADOS E ORIENTAÇÕES PARA USOS DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS A PARTIR DE EXEMPLARES DE REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1890-1990)
PALAVRAS-CHAVES: Problemas matemáticos. Revistas pedagógicas. Orientações para o saber profissional.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os enunciados e orientações para usos dos problemas matemáticos, em exemplares de revistas pedagógicas brasileiras publicadas entre os anos de 1890 a 1990. Como principais referências para entendimentos sobre problemas matemáticos foi utilizado o estudo de Araujo (2015), o de Souza (2021) e o de Santos (2022). Esses estudos trazem entendimentos, baseados, respectivamente: na definição de problemas matemáticos; orientações, finalidades e tipificação dos problemas matemáticos e saberes profissionais do professor que ensinava matemática; e o uso das revistas pedagógicas como fonte. Como é possível caracterizar os enunciados e orientações para usos dos problemas matemáticos, em exemplares de revistas pedagógicas brasileiras publicados entre os anos de 1890 a 1990? Para responder a essa indagação a partir do exame das fontes, foi realizado dois movimentos: em um primeiro momento foi efetuado o mapeamento a partir de revistas pedagógicas que se encontram no Repositório Institucional da Universidade de Santa Catariana (RI-UFSC). Este mapeamento permitiu a identificação de enunciados e orientações para o uso de problemas matemáticos. E em um segundo movimento foi efetuada a realização da caracterização dos enunciados e orientações encontrados durante o mapeamento. Até o momento foram mapeados duzentos e cinquenta e oito exemplares, das quais setenta e seis apresentam enunciados ou orientações para usos dos problemas matemáticos, em dezesseis diferentes periódicos. Nos exemplares já examinados, tem a presença de problemas do tipo, prático, narrativo, sem números e com situações do dia a dia, em diferentes momentos histórico (1893-1923). Em relação as orientações verificaram-se, instruções para o uso da aplicação de problemas, inicialmente de forma oral, já que mesmos os alunos não sabendo lê poderia participar da resolução.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - DEOCLECIA DE ANDRADE TRINDADE

Notícia cadastrada em: 09/09/2022 10:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e