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Banca de QUALIFICAÇÃO: ERINALDO FERREIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERINALDO FERREIRA DO NASCIMENTO
DATA: 16/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/rqx-ujof-ydh
TÍTULO: ATENÇÃO SELETIVA NA APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DA FUNÇÃO SENO COM AUXÍLIO DA REALIDADE AUMENTADA
PALAVRAS-CHAVES: Atenção seletiva. Desenvolvimento atencional. Função seno. Realidade Aumentada. Trigonometria.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Na sociedade atual, atrair a atenção de um educando no ensino de matemática requer estratégias bem definidas pelo educador. Este estudo tem por objetivo analisar a função da atenção seletiva no processo de aprendizagem da noção da função seno com o suporte da realidade aumentada, seguindo a análise histórica e epistemológica. A pesquisa é do tipo exploratória e utilizou como metodologia a Engenharia Didática Clássica (EDC), de Michèle Artigue (1998), estando em desenvolvido uma Sequência Didática a ser explorado duas das quatros etapas da EDC: análises previas, concepções e análise a priori, sendo que a sequência não será aplicada em sala de aula. Para isso, buscou embasamento teórico na Neurociência Cognitiva (NC), Teoria Antropológica do Didático (TAD) e Realidade Aumentada (RA). Para a identificação dos obstáculos epistemológicos, o estudo se baseou na história da matemática no campo da trigonometria, tendo como referências as obras de Eves (2011), e Boyer (2012, 1974). Na análise dos obstáculos epistemológicos, no sentido de verificar se foram superados ou não utilizou como base a matriz de referência de Bachelard (1996) e em relação ao conteúdo de matemática, a didática da matemática de Brousseau (2006). Para compreender a função cognitiva da atenção seletiva e as funções do cérebro na aprendizagem utilizou como suporte autores como, Sternberg (2010), Gazzaniga et al. (2018), Cosenza e Guerra (2011), Lent (2002), Posner e Raichle (1994), Russo (2015), Fuentes (2001). Na TAD de Yves Chevallard, entender o funcionamento sobre as relações entre sujeito e objeto dentro de uma instituição a partir das possibilidades da identificação das praxiologias: tarefa, técnica, tecnologia e teoria na aprendizagem da função seno. Teoricamente, conecta-se à TAD na aprendizagem e explora a RA buscando entender a sua relevância dentro do processo antropológico-cognitivo atencional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 444.842.675-00 - ROBSON ALDRIN LIMA MATTOS
Externo à Instituição - Estaner Claro Romão

Notícia cadastrada em: 12/09/2022 16:13
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