Banca de QUALIFICAÇÃO: JOALISSON BAHIA SANTANA

DISCENTE: JOALISSON BAHIA SANTANA
DATA: 15/09/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: ARTICULANDO A ATENCÃO SELETIVA E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Matemática; Sequência Didática; Relações Métricas no Triângulo Retângulo; Neurociência Cognitiva; Teoria dos Campos Conceituais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objetivo desta pesquisa é elaborar uma sequência didática com potencial de mobilizar a atenção seletiva dos alunos, para o desenvolvimento da aprendizagem da noção de relações métricas no triângulo retângulo. Para isto, tem-se suporte metodológico na Engenharia Didática Clássica (EDC) de Artigue (1996), a saber: com as etapas de análises preliminares e concepções e análises à priori. Através da primeira etapa citada, foi possível estabelecer os obstáculos epistemológicos associados à construção histórica do conhecimento das relações métricas no triângulo retângulo, os obstáculos para seu ensino e aprendizagem em sala de aula, e ainda as competências previstas pelos currículos educacionais nacionais, bem como as estratégias propostas pelos livros didáticos. Mediante os dados desta análise, foi possível estabelecer como suporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e o constructo da atenção seletiva com o modelo da Teoria da Busca Guiada (TBG), para as ações didáticas a serem desenvolvidas. A TCC apresenta seu potencial por proporcionar a construção do campo conceitual das relações métricas, e a TBG por possibilitar o uso de atividades que treinem o foco atencional dos alunos, fenômeno esse que é derivado da convergência entre a psicologia cognitiva e a neurociência cognitiva, mediante os estudos dos processos cognitivos do cérebro humano, sendo fundamental para a aprendizagem. Com base nas informações levantadas nas análises preliminares, foi possível encaminhar a etapa de concepções e análises à priori, traçando cinco momentos para a sequência didática a ser construída, com uma descrição da sua importância e predições de comportamentos esperados que correspondam a uma efetivação da aprendizagem. E ainda, foi possível elaboras duas matrizes de referência para a análise de aspectos gerais da sequência didática, e aspectos específicos das atividades envolvendo a TBG. Tais matrizes poderão ser utilizadas na próxima etapa da EDG, com a análise à posteriori e validação, para estabelecer os potencias das atividades em mobilizar a atenção seletiva, e indicar eventuais ajustes a serem feitos.

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 029.225.588-86 - ALICE ASSIS
Externo à Instituição - MARIA AMBROSINA DA COSTA

Notícia cadastrada em: 06/09/2022 14:49