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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDELFRANCLA GOMES DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDELFRANCLA GOMES DOS REIS
DATA: 29/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Banca Remota
TÍTULO: O Ensino de Ciências e da Matemática na Perspectiva Inclusiva: um estudo de caso sobre o uso de tecnologia assistiva do ensino fundamental anos iniciais de uma escola em Aracaju/SE
PALAVRAS-CHAVES: : Ensino de Ciências e Matemática. Formação de Professores. Inclusão. Pedagogia Waldorf. Tecnologia Assistiva.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa tem como questão central saber como os professores da escola EMEF José Souza de Jesus de Aracaju/SE que adotam práticas da Pedagogia Waldorf, utilizam tecnologias assistivas para incluir os alunos com deficiência nas aulas de ciências e matemática. O objetivo da pesquisa é compreender como os professores relacionam o uso das tecnologias assistivas no ensino de ciências e da matemática na perspectiva inclusiva do ensino fundamental anos iniciais na escola que trabalha com a filosofia Waldorf. A escolha do objeto de estudo surgiu de inquietações, por perceber que alunos, com e sem deficiência, apresentam dificuldades de aprendizagem diversas e professores do ensino regular sentem dificuldade em trabalhar de forma inclusiva em sala de aula. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza básica estratégica. A investigação é de cunho descritivo, in loco. O método de abordagem científico é o hipotético-dedutivo. O método de pesquisa adotado é o estudo de caso único intrínseco. A pesquisa está estruturada em três etapas: na primeira etapa, buscar-se-á relacionar os conceitos que envolvem o ensino de ciências e da matemática, a tecnologia assistiva e a pedagogia Waldorf, na qual foi feito um levantamento de dados através de documentos da escola, Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Interno, Plano de Ensino e Plano de Aula, a fim de mapear a quantidade de turmas, alunos matriculados, professores efetivos e substitutos, e turmas que tenham alunos com morbidade e/ou deficiência matriculados. Na segunda etapa, observar-se-á se é possível os professores utilizarem as Tecnologias Assistivas dentro da pedagogia Waldorf. Para este momento, foi utilizado como instrumentos de coleta de dados: entrevista estruturada, aplicação de questionário e observação sistemática em sala de aula e em outros espaços da escola. Na terceira etapa, pretendeu-se identificar quais tecnologias assistivas os professores utilizam em suas práticas educativas no ensino de ciências e da matemática com inspiração Waldorf que possibilitam a inclusão dos alunos com e sem morbidades e deficiência, utilizando como fontes de informação e referencial teórico os estudos dos professores que discutem sobre inclusão, tecnologia assistiva, práticas de ensino, formação de professores, e ensino de ciências e matemática. Os autores que endossaão a pesquisa são: Maria Tereza Mantoan (1997), abordando sobre inclusão; Veleida Anahí Capuá da Silva Charlot (2020), Helen Ward e Judith Roden (2009) abordando sobre o Ensino de Ciências e da matemática; Eromi Izabel Hummel (2015) e Teofilo Galvao Filho (2012) pontuando sobre Tecnologia Assistiva; Tardif (2019), falando de formação docente; e Rudolf Steiner (1900) discutindo a Pedagogia Waldorf. Para análise dos dados foi utilizado a técnica de Bardin (2016) Análise de Conteúdo. A investigação compreenderá como os professores materializam nas suas práticas as tecnologias assistivas na escola com inspiração da pedagogia Waldorf e se as tecnologias assistivas e a pedagogia waldorf se encontram, se transformam ou se complementam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Externo à Instituição - MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA

Notícia cadastrada em: 05/09/2022 14:42
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