Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO CÉSAR BARBOSA RODRIGUES

DISCENTE: BRUNO CÉSAR BARBOSA RODRIGUES
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Mini-auditório do CCET
TÍTULO: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química. Deficiente Visual. Tecnologias Assistivas. Termoquímica.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Os desafios já existentes em sala de aula para o ensino de Química, principalmente, com o assunto de termoquímica, aliado à enorme dificuldade que os estudantes possuem em realizar a abstração dos conteúdos químicos ensinados, apresenta ainda um novo obstáculo: o desenvolvimento de recursos pedagógicos com o objetivo de incluir o aluno com deficiência visual no contexto escolar, cujo êxito depende de ferramentas concretas e bem fundamentadas para a construção do conhecimento. Por esses motivos, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o uso das tecnologias assistivas nas aulas de termoquímica contribuem para a aprendizagem e para a inclusão dos educandos com deficiência visual. Este estudo foi desenvolvido com a colaboração de 4 (quatro) professores de Química da segunda série do Ensino Médio que ministram aulas para alunos com deficiência visual (cegueira e/ou baixa visão). Esta pesquisa foi realizada na modalidade exploratória, descritiva e campo. A análise utilizada foi de natureza qualitativa e os dados obtidos inquiridos através da análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). O presente trabalho está organizado e estruturado no formato multipaper, composto por dois artigos científicos. O primeiro artigo compõe-se de um mapeamento sistemático de trabalhos acadêmicos sobre as tecnologias assistivas relacionadas ao ensino de Termoquímica. O segundo artigo trata-se de uma entrevista semiestruturada com professores de química da segunda série do ensino médio na rede estadual de educação de Alagoas, com o propósito de identificar quais os desafios e dificuldades para fazer-se aulas inclusivas e acessíveis no ensino de termoquímica para alunos com deficiência visual. Os resultados evidenciaram que nos últimos dez anos as pesquisas sobre as tecnologias assistivas e o ensino de termoquímica envolvendo alunos com deficiência visual é uma área pouco explorada, tendo sido encontrados somente dois artigos científicos relacionados a temática, todavia, nenhum relacionado a termoquímica. Também constatou-se inúmeros desafios e dificuldades em relação ao ensino de termoquímica para este público de alunos, tais como a ausência de uma formação prática e muitas vezes inexistente durante a graduação, e da construção e/ou adaptação de recursos pedagógicos acessíveis e táteis para o ensino desse conteúdo. Estes resultados nos permitiu sugerir a necessidade da realização de pesquisas que propiciem novas discussões sobre a formação dos professores de Química, como também, a construção de práticas educativas inclusivas.

Presidente - 396753 - SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo ao Programa - 2252037 - EDIVALDO DA SILVA COSTA

Notícia cadastrada em: 30/08/2022 11:36