Banca de DEFESA: NATALIE BATISTA OLIVEIRA

DISCENTE: NATALIE BATISTA OLIVEIRA
DATA: 25/07/2022
LOCAL: Sala do PPGED Didática 2 1o Andar
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E COLOMBIANO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES FORMADORES
PALAVRAS-CHAVES: Estilos de pensamento. Formação docente. Metodologias de ensino. Políticas ambientais. Práxis.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

O professor formador, diante do cenário ambiental e socioeconômico contemporâneo, desempenha um importante papel, que é o de formar outros professores, estimulando o pensamento crítico através do ensino. Desse modo, esta pesquisa, com caráter qualitativo, trata de um Estudo de Caso Comparativo, que buscou compreender as práticas em educação ambiental de formadores de professores no Brasil e Colômbia a partir de seus discursos, considerando que os estudos comparativos têm ajudado a apresentar novos panoramas e perspectivas de reflexão para os desafios locais. A fim de atingir o objetivo proposto, foi necessário analisar o contexto econômico, social e educativo dos dois países para entender como estes influenciam o pensamento ambiental e as práticas das professoras investigadas, tendo como Locus de pesquisa, a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Pedagógica Nacional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras formadoras, que trabalhavam com a temática ambiental, buscando identificar os estilos de pensamento em Educação Ambiental (EA) e a compreensão das práticas por elas desenvolvidas. Por se tratar de uma pesquisa que envolveu a investigação de fenômenos educacionais em diferentes lugares, o Método Comparativo foi selecionado como procedimento metodológico. Os dados, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, receberam tratamento analítico comparativo, seguindo as etapas do método proposto por Bereday (1964) e da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) com base em Moraes (2003). Os resultados revelaram que as ações educativas dessas professoras, guiadas por um estilo de pensamento crítico, estão caracterizadas por práticas participativas, interligadas a compreensão da EA como uma ação transformadora de realidades. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar na melhoria dos processos formativos em relação a educação ambiental, especialmente na compreensão das práticas docentes desenvolvidas, podendo inclusive suscitar reflexões sobre elas.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Externo ao Programa - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO
Externo à Instituição - MARÍA ROCÍO PÉREZ MESA