A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: DANIELE COSTA FONSECA MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE COSTA FONSECA MENEZES
DATA: 22/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO POSSIBILIDADE MOBILIZADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ATIVAS: UM ESTUDO NO ENSINO REMOTO EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática. Ensino Híbrido. Tecnologia. Relação com o Saber. Cálculo Diferencial e Integral. Pesquisa-ação.
PÁGINAS: 206
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

Buscamos discutir, nesta pesquisa, os sentidos e significados que professores e alunos estabelecem com o saber Cálculo, por meio de intervenções com práticas ativas, inspiradas no modelo do ensino híbrido rotação por estações, aliadas às TDIC. Desse modo, foi levado em consideração a relação com o aprender Cálculo, com os colegas, com os professores, com eles mesmos no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo foi construído com a participação de professores e discentes matriculados em uma disciplina de Cálculo I, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) - Campus Aracaju. Assim, elaboramos as seguintes questões para a pesquisa: Quais os sentidos e significados atribuídos pelos professores e alunos ao utilizar Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na disciplina de Cálculo I, no IFS- Campus Aracaju? Qual é a relação com o saber dos participantes da pesquisa professores e alunos com a disciplina de Cálculo I, por meio de intervenções realizadas no contexto do Ensino Remoto, no IFS- Campus Aracaju? Deste modo, examinamos as relações desses participantes com o saber, buscando compreender as relações epistêmicas, identitárias e sociais desses sujeitos inscritos em um processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o nosso objetivo foi analisar os sentidos e significados estabelecidos pelos professores e alunos ao utilizar Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na disciplina de Cálculo I, no IFS- Campus Aracaju. A coleta de dados foi dividida em duas fases: Intervenções na disciplina e a aplicação de um questionário com questões abertas e um Balanço do Saber. Para analisar os dados tivemos como aporte teórico os estudos da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2020, 2000, 2005, 2006, 2012, 2013), Silva (2009), o processamento dos dados seguiu os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin, por meio de categorização temática construídas pelas narrativas dos participantes. As análises efetuadas permitiram chegar a alguns resultados. De modo geral, percebeu-se que, na apresentação das aprendizagens evocadas pelos participantes, há uma preponderância das aprendizagens ligadas às questões de cunho familiar e afetivas de seus professores e amigos, e como essas relações influenciam na aprendizagem e no sentido que atribuem ao Cálculo. E por fim, em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas práticas ativas, os alunos evidenciaram que no decorrer de suas trajetórias já vivenciaram alguma situação de fracasso escolar, ou tiveram uma aprendizagem com “lacunas” e que os recursos tecnológicos, em especial a plataforma Khan Academy possibilitou o preenchimento delas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - ENIO GOMES ARAUJO
Externo à Instituição - PATRÍCIA VERÔNICA NUNES CARVALHO SOBRAL DE SOUZA
Externo ao Programa - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 09/02/2022 11:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e