Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA DE JESUS PADILHA

DISCENTE: VALÉRIA DE JESUS PADILHA
DATA: 06/10/2021
LOCAL: Plataforma Google meet - a confirmar
TÍTULO: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA SOBRE A PRESENÇA DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM PROVAS DO ENEM DE 2017-2020
PALAVRAS-CHAVES: Sólidos geométricos. Organizações praxeológicas. Ensino médio. ENEM.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

O currículo do ensino médio sofreu diversas mudanças ao longo dos anos, entre elas, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no ano 1996. A partir dessa lei, nos anos seguintes foram elaborados e implementados documentos curriculares nacionais orientando os sistemas de ensino, por área de conhecimentos e seus respectivos componentes curriculares, em cada nível e modalidade de ensino. Mais recentemente, surgiu uma nova mudança no ensino médio, dando início a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio em 2018. Orientações curriculares e didáticas para o ensino de geometria estão presentes nesse e em outros documentos curriculares para a educação básica que influenciam e são influenciados por avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É uma avaliação de âmbito servindo de indicativos para análise/criação de políticas públicas a esse nível de ensino brasileiro; para o ingresso de estudantes de todo o país em universidades públicas e privadas, em alguns casos, até em instituições de outros países; e também, para aqueles que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio. Ao ter em conta a importância desse exame, além da problemática acerca do ensino de geometria, mais especificamente, os sólidos geométricos e instigadas pela problemática ecológica presente na Teoria Antropológica do Didático (TAD), tivemos o intuito de compreender como este objeto matemático vive nessa avaliação. Deste modo, traçamos como objetivo desta dissertação analisar quais são as praxeologias matemáticas relacionadas aos sólidos geométricos presentes em provas do Enem nas edições de 2017 até 2020. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, nos fundamentamos nos pressupostos de Chevallard, admitindo um modelo de análise para descrever as atividades matemáticas, como organizações praxeológicas. A pesquisa está em andamento, cujos s resultados referem-se à análise documental dos currículos do ensino médio, em nível nacional e estadual.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD