Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZI PAULA DA SILVA MARINS COUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZI PAULA DA SILVA MARINS COUTO
DATA: 20/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Didática 2
TÍTULO: PADRONIZAÇÃO, AVALIAÇÃO ANTIOXIDANTE MICROBIOLÓGICA E DO EXTRATO SECO DA Miconia albicans (Swartz) Triana (MELASTOMATACEAE)
PALAVRAS-CHAVES: Miconia albicans fitoterápico, HPLC, turboextração, spray-dryer, Flavonoide, triterpenos, farmacológico.
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A Miconia albicans (Swartz) Triana é uma planta conhecida popularmente como canela de velho, pertencente à família das Melastomataceae e é encontrada na forma de arbustos em quase todas as regiões do Brasil, tendo destaque maior no cerrado, esta por sua vez pode chegar até 2 metros de altura. Utilizada pela população como anti-inflamatório e no combate de doenças como artrite, artrose dores musculares. É descrita na literatura, a identificação de flavonoides a partir de extratos de folhas da M. lbicans identificaram a presença de flavonoides, fenóis, saponinas, taninos e triterpenos. As atividades biológicas descritas na literatura tornam esta espécie um potencial à pesquisa e desenvolvimento de insumos para obtenção de fitoterápicos, para isto torna-se necessário o estabelecimento de critérios de qualidade, segurança e eficácia a fim de estabelecer seu uso correto em seres humanos. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi à padronização e avaliação da atividade antimicrobiana e antioxidante de produtos secos por spray-dryer de M. albicans, bem como a avaliação das atividades antioxidante e antimicrobiana in vitro dos mesmos, torna-se essencial ao desenvolvimento de um futuro medicamento seguro contendo esta espécie medicinal. A fim de se obter uma solução extrativa com maior extração dos princípios ativas da M. albicans foi utilizado o método de turboextração, onde este utiliza uma força mecânica para separar substâncias a partir de um forte movimento de forma circular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA
Interno - 2027473 - MARCELO CAVALCANTE DUARTE
Externo ao Programa - 2390896 - TAMIRES CARDOSO LIMA DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 01/12/2017 07:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r10803-399c5c35c