Linhas de Pesquisa

 


Imprimir E-mail

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFS conta com uma área de concentração, a área de Farmácia, e três linhas de pesquisa denominadas “Química e Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos” e “Desenvolvimento, Controle e Uso de Fármacos e Medicamentos”.

 

    

  • “Química e Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos” envolve a a produção de conhecimento relacionado à obtenção, caracterização e avaliação farmacológica e toxicológicas pré-clínicas de extratos de plantas medicinais e compostos sintéticos e naturais isolados. São consideradas prioritárias as espécies regionais utilizadas etnofarmacológicamente e ricas em óleos essenciais. Esta linha de pesquisa abrange os temas: estudo bioguiado de plantas medicinais; isolamento e elucidação estrutural de constituintes químicos presentes em plantas regionais; investigação etnofarmacológica; modificação estrutural e avaliação farmacológica de fitoconstituintes de plantas medicinais e síntese de compostos bioativos a partir de metabólitos secundários.


  • “Desenvolvimento, Controle e Uso de Fármacos e Medicamentos” tem como objetivo principal gerar conhecimento inovador na área de desenvolvimento tecnológico de fármacos e medicamentos formando, concomitantemente, recursos humanos qualificados para atuar na pesquisa e docência em nível superior. Abrange os seguintes temas: estudo de pré-formulação para novos materiais com aplicação farmacêutica ou cosmética; desenvolvimento tecnológico de formas farmacêuticas a partir soluções extrativas, frações purificadas, óleos essenciais e compostos quimicamente definidos; obtenção de formas farmacêuticas de liberação modificada a partir de sistemas nano e microparticulados; preparação de novos materiais a partir da inclusão de fármacos em ciclodextrinas, materiais poliméricos e complexação com materiais inorgânicos biocompatíveis; desenvolvimento de novas ferramentas para o controle físico-químico e biológico de preparações farmacêuticas. 




SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - cardeal.ufs.br.cardeal1 v3.5.16 -r7922-967f2c8bb