Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANE DONATO PINTO
DATA: 29/01/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: TEMÁTICA AMBIENTAL EM TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU/SE.
PALAVRAS-CHAVES: educação ambiental; livro didático; correntes de Educação Ambiental
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
Diante da ocorrência de problemas ambientais que atingiram o mundo em escala global, todauma mobilização em nível internacional se configurou para discutir e endereçar a criseambiental mundial. A Educação Ambiental surge como dimensão essencial e permanente paratrabalhar a relação ser humano/meio ambiente. Concepções e práticas plurais voltadas à essadimensão resultaram no delineamento de correntes de Educação Ambiental. Considerandoisso, pretendemos, como objetivo geral desta pesquisa, analisar o alinhamento de textos eatividades sobre a temática ambiental da seção de Produção de Texto do livro didático deLíngua Portuguesa do 3º ano do ensino médio de escola da rede estadual de Aracaju/SE aconcepções de correntes de Educação Ambiental. Para tanto, buscou-se entender a função erelevância do livro didático no ensino-aprendizagem, discorrer as Diretrizes CurricularesNacionais de Educação Ambiental e descrever proposições que identificam as correntes deEducação Ambiental. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e documental. Utilizou-se, para a análise e tratamento dos dados, as técnicas de Análise de Conteúdo. Tomando comocategorias de análise a tipologia delineada por Sauvé (2005), colhemos, como resultados,identificamos que as correntes ambientais que predominaram no material analisado foram aspertencentes à categoria denominada de tradicionais.