Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA BARBOSA SOUZA
DATA: 04/02/2019
HORA: 13:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: Educação ambiental: limitações e possibilidades
PALAVRAS-CHAVES: Relações interpessoais; Educação Ambiental; Ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
As questões relacionadas à temática ambiental são objeto de estudo nas mais diversas áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a Educação Ambiental que aparece como primordialmente educação e que pode ser entendida como prática social com a finalidade de aperfeiçoar o ser humano, neste caso, estabelecer novas relações entre pessoa e ambiente, a partir de valores, baseados nos conceitos de ética ambiental e ações coerentes com a sustentabilidade dos ecossistemas naturais, incluindo os ambientes onde habita a humanidade. Dada sua importância, seria possível incrementar a educação ambiental e torná-la mais eficaz? O ensino pressupõe uma interação interpessoal e parece lógico que a qualidade dessa interação pode afetar o sucesso ao se implementar a educação ambiental. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo compreender como o foco nas relações interpessoais pode contribuir para as ações desenvolvidas na Educação Ambiental melhorando os processos de ensino e aprendizagem. Considerando que os professores possuem papel relevante enquanto mediadores das interações e, que a partir de tais interações, o conhecimento é construído e consolidado, pretende-se investigar qual a importância que tem sido dada ao papel das relações interpessoais para consolidação de aprendizagens no âmbito da Educação Ambiental na literatura. Há pontos em comuns entre a Educação Ambiental e os estudos a respeito das interações interpessoais, principalmente no que tange as habilidades sociais educativas? Para responder essas perguntas o estudo adotará a metodologia teórico-conceitual, que possibilita a construção de um panorama sobre uma temática e almeja contribuir epistemologicamente, haja vista que os conceitos não serão aplicados imediatamente na realidade, mas trarão ampliação da compreensão teórica acerca do problema em estudo.