Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA FABRINA SANTOS
DATA: 12/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CPPGI
TÍTULO: Análise das Percepções e Sentimentos dos Usuários da rede social X acerca da Obesidade
PALAVRAS-CHAVES: estigma; gordofobia; netnografia
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Concomitantemente ao aumento da prevalência de pessoas com obesidade ocorre oaumento do estigma do peso, o que desencadeia comportamentos não saudáveis paraperda de peso, maior risco de compulsão alimentar e aumento do peso. Com a valorizaçãoexcessiva do corpo magro, o corpo gordo é visto como algo indesejado, fracassado esubestimado. Vários discursos dentro e fora da internet perpetuam que aresponsabilização da obesidade é individual, afirmam que os indivíduos se encontramcom essa condição por fraqueza, falta de força de vontade e ainda que para essas pessoasmelhorarem é só seguir o famigerado “foco, força e fé”. Além disso, com o aumento douso de mídias sociais os indivíduos com obesidade são fortemente estigmatizados emambientes online. Com isso, a pesquisa teve como objetivo analisar o estigma daobesidade presente nas mensagens compartilhadas na rede social X e a interação dosusuários. Para isso foi identificado os tipos de discursos negativos em relação a obesidade,os tipos de discursos que promovam a aceitação do corpo das pessoas com obesidade eos sentimentos dos usuários em relação a obesidade. Através da abordagem qualitativa,utilizando o método da Análise de Conteúdo (AC) desenvolvido por Bardin, foramanalisados posts brasileiros no período de julho a agosto de 2023, com as seguintespalavras-chaves na busca avançada: Corpo saudável, Diversidade corporal, Gordofobia,Imagem Corporal, Movimento Corporal Positivo e Obesidade, depois foram baixadospelo programa R. Os posts foram organizados, selecionados no Excel e analisados noprograma Atlas t.i. Os resultados parciais apresentaram maior número de mençõesrelacionado a unidade de contexto obesidade e em seguida a preconceito. Posteriormenteserão identificados sentimentos positivos, negativos e neutros relacionados ao temaatravés da análise de sentimentos.