Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ MOTA TEIXEIRA
DATA: 31/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: O papel do PIBID na construção de saberes docentes nos cursos da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Sergipe Campus Professor Alberto Carvalho
PALAVRAS-CHAVES: saberes docentes; formação inicial de professores; Ciências da Natureza.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a construção de saberes docentespelos pibidianos dos cursos da área de Ciências da Natureza da UFS Campus ProfessorAlberto Carvalho participantes do edital CAPES N° 2/2020 (BRASIL, 2020).; Além deidentificar quais saberes docentes estiveram presentes de forma majoritária; e analisar opapel do PIBID para a construção destes saberes. Para isso, foi adotada uma pesquisa deabordagem qualitativa (FLICK, 2009), devido a pluralidade de significados que podemser encontradas e a necessidade de uma análise descritiva e interpretativa. Os dadosiniciais foram coletados através de questionários, com a perspectiva de realizarentrevistas semiestruturadas, a fim de compreender de forma mais aprofundada o objetode estudo. Os dados estão sendo analisados por meio da teoria de Análise de Conteúdo(BARDIN, 2016). Com base nos dados coletados até o momento, observa-se que oPIBID promoveu a construção dos saberes docentes apontados por Tardif (2010):saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberesexperienciais; tendo o saber experiencial como majoritário. Os dados revelam ainda, aimportância do PIBID, na compreensão da profissão docente, melhor desempenho nocurso, conhecimento acerca de recursos voltados para o ensino, além de ter influenciadoalguns bolsistas na permanência no curso.