Banca de DEFESA: JOSÉ BOMFIM SANTIAGO JÚNIOR

DISCENTE: JOSÉ BOMFIM SANTIAGO JÚNIOR
DATA: 31/08/2023
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS ATENDIMENTOS NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Doenças do Sistema Nervoso; Neurologia; Saúde Pública
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Epidemiologia é o estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuiçãodas doenças nas coletividades humanas. Os objetivos principais da epidemiologiaconsistem na descrição dos problemas de saúde, na obtenção de dados para oplanejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento dasdoenças, bem como, para o estabelecimento de prioridades e identificação de possíveisfatores etiológicos na gênese das enfermidades. As doenças do sistema nervosoconstituem um grupo de doenças hereditárias ou adquiridas, que podem ser comuns ouraras e que geram, em muitos casos, incapacidade funcional para os pacientes, comconsequente dependência de familiares ou cuidadores. No Estado de Sergipe o HospitalUniversitário (HU) é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimentos demédia e alta complexidade nas diferentes especialidades dentre elas, a Neurologia.Estudos destacam o aumento no número de pesquisas em epidemiologia no Brasil,obtendo um índice maior de concentração nas regiões Sudeste (60,8%) e Nordeste(21,6%). Entretanto, o estado de Sergipe não possui dados epidemiológicos acerca daincidência e prevalência de doenças neurológicas. Assim sendo, é necessário estudosque determinem o perfil epidemiológico das doenças neurológicas no estado, para queestes possam vir a fornecer informações que servirão de subsídio para auxiliar noplanejamento de políticas públicas de saúde. Além disso, estudos como esse sãoimportantes para identificação do perfil clínico dos pacientes em determinadalocalidade.

Presidente - 1683809 - DEISE MARIA FURTADO DE MENDONCA MARTINS
Externo ao Programa - 2771443 - DIOGO COSTA GARCAO
Interno - 1662824 - MARCELA EUGENIA DA SILVA CACERES

Notícia cadastrada em: 01/08/2023 11:41