Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA MARIA DOS SANTOS DIAS
DATA: 29/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Investigando a implementação de uma UEPS sobre mudanças de estado físico da água na formação inicial de Pedagogos
PALAVRAS-CHAVES: Ciclo hidrológico, UEPS, Aprendizagem Significativa, estados físicos da matéria.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
A complexidade que envolve o tema ciclo hidrológico na escola, exige do professor pedagogo uma capacidade de explorar o ambiente de forma contextualizada. É essencial entender como o homem afeta a sua comunidade e o mundo, essa compreensão na escola deve ser direcionada por meio de atividades interdisciplinares e concretas, que possam auxiliar na formação de indivíduos críticos, participativos, aptos a enfrentar os problemas ambientais e uma possível crise dos recursos naturais disponíveis, dentre eles a água. Neste contexto, de fortes mudanças no meio ambiente, se faz necessário adaptar as práticas pedagógicas no ensino. Deste modo, no intuito de promover um processo de ensino e aprendizagem de maneira interdisciplinar, consequentemente de forma concreta, prazerosa, integrado à realidade dos discentes, surgiram os seguintes questionamentos: Qual o conhecimento prévio sobre ciclo hidrológico dos discentes do curso de pedagogia? Qual o papel desse conhecimento prévio no processo de evolução conceitual para o curso antes do início da instrução? Qual a evolução conceitual identificada após um curso desenvolvido a partir de material potencialmente significativo? Como as aprendizagens podem ser aplicadas na prática pedagógica na futura docência? Para isso, este trabalho tem como objetivo geral investigar os conhecimentos prévios e a evolução conceitual dos discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, com a aplicação da UEPS sobre mudanças de estado físico da água, tendo como tema gerador o ciclo hidrológico. Será utilizado como marco teórico a Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que é uma teoria cognitivista, sendo assim, preocupa-se com o processo de assimilação, com as transformações, com a organização e com o armazenamento da informação na estrutura cognitiva dos indíviduos. A pesquisa é de natureza descritiva, a qual possui uma abordagem qualitativa, que será desenvolvida no Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS, com uma turma do curso de pedagogia. O instrumento de coleta de dados serão os questionários aplicados durante o processo formativo da UEPS e ao final, para maiores esclarecimentos sobre o tema será solicitado um memorial narrativo. Espera-se com este trabalho, multiplicar a usabilidade da UEPS, acreditamos que ela tenha o potencial de contribuir para a melhoria da futura prática pedagógica dos discentes.