Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA CONCEIÇÃO BARRETO VIEIRA
DATA: 17/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/nxz-ftuk-pmm
TÍTULO: MEDIAÇÃO CULTURAL E INCENTIVO A LEITURA EM ESCOLA PÚBLICA: A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALUNOS DO 7º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL OLAVO BILAC
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca escolar. Mediação cultural. Leitura Crítica.
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo geral o desenvolvimento de um guia para a prática da mediação cultural de incentivo à leitura crítica para jovens do Colégio Estadual Olavo Bilac. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e o universo da pesquisa são os alunos da escola. A coleta de dados baseou-se em observações, análise de informações e questionários, que serviram para a concepção da ação pretendida. A intervenção tem como propósito a utilização de recursos multimídias e textos com temáticas contemporâneas que visam contextualizar os participantes do projeto acerca do tema trabalhado, ampliar a discussão sobre esses assuntos, mostrando uma visão crítica dos fatos e possibilitando ao jovem a aquisição de autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a atividade foi dividida em três etapas, que são a contextualização, proposição e o compartilhamento, nas quais os participantes do projeto podem se apropriar do conteúdo trabalhado e produzir conhecimento por intermédio dos debates provocados pela mediação do bibliotecário. Concomitantemente ao trabalho realizado, os professores de Português e História desses alunos devem tratar a mesma questão em sala de aula, com o intuito de exibir e elaborar os diversos pontos sobre um mesmo assunto. A temática escolhida para essa mediação em estudo foi a censura, que selecionada através do diagnóstico realizado, oportunidade em que foi verificado o interesse comum dos alunos pelo youtuber Felipe Neto, que, à época da proposição dessa pesquisa, estava envolto na polêmica surgida a partir da ação de censura do então prefeito Marcelo Crivella à Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Os resultados gerados serviram de base para a formatação de um guia que tem a função de orientar acerca deste modelo de mediação cultural para aplicação em escolas públicas.