Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIRLEI CORREIA DA FONSECA
DATA: 30/07/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Sala on-line (liberação de link a posteriori)
TÍTULO: Oxe! É nóis e dexe de bestera: um estudo sobre a monotongação e a ditongação na escrita dos alunos do 7º ano do ensino fundamental com vistas a uma proposta didática.
PALAVRAS-CHAVES: Monotongação. Ditongação. Escrita. Fala. Jogo. Consciência Fonológica
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:
Este estudo objetiva investigar, à luz da fonética e da fonologia, os processos de monotongação e ditongação na escrita dos alunos do 7º ano A da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Antônio César (Tobias Barreto/SE). Observou-se por meio da análise de produções textuais, propostas durante as aulas de língua portuguesa, que grande parte dos alunos apresentava dificuldades em relação à escrita de algumas palavras e constatamos a tendência tanto de reduzir os ditongos (monotongação) quanto de produzi-los (ditongação), ocasionando erros ortográficos. O nosso estudo parte do pressuposto de que grande parte das dificuldades que nossos alunos enfrentam ao escreverem certas palavras está relacionada a uma interferência da fala que contemplam desde apagamentos até a inserção de elementos fonéticos. Se na fala esses fenômenos não são estigmatizados e passam despercebidos, o mesmo não ocorre na escrita, uma vez que tal modalidade é padronizada e obedece a um sistema fechado de regras convencionais. Utilizamos como aporte teórico os estudos desenvolvidos por Aragão (2000), Bortoni-Ricardo (2004), Simões (2006), Marcuschi (2007), Cagliari (2009), Seara; Nunes; Lazzarotto-Volcão (2011), Morais (2012) e Roberto (2016), dentre outros que discutiram sobre os aspectos aqui estudados, além dos documentos norteadores da educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Com o propósito de reduzirmos os erros ortográficos resultantes da monotongação e ditongação na escrita dos estudantes, apresentamos uma proposta de jogo pedagógico intitulado de Fonotrilha para ser replicado pelo professor. Acreditamos que a aplicação de um jogo em sala de aula contribuirá na construção do conhecimento dos alunos e no desenvolvimento da consciência fonológica.