Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEDIVALDO PEREIRA PINTO
DATA: 07/12/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: NA TRILHA DO DISCURSO: A VEZ E A VOZ DOS PERSONAGENS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária; Discurso direto; Discurso indireto; Jogo.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
Considerando-se o papel da escola no incentivo à leitura, cabe-nos perguntar que estratégias a escola pode usar para motivar, capacitar e formar leitores. Na tentativa de buscar respostas para essas perguntas, este estudo objetiva analisar os conhecimentos literários e linguísticos dos alunos que subsidiam a leitura de textos literários, especialmente o conto, e propor uma ferramenta lúdica de apreensão de competências literárias e linguísticas que subsidiem, assim, a competência literária dos alunos. Para isso, optamos por uma pesquisa quantitativa, do tipo de campo. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento a aplicação de questionários-testes. A pesquisa conta com o suporte teórico as concepções de leitura propostas por Leffa (1996), Kleiman (1989) e Cosson (2011). A teoria dos discursos direto e indireto apoia-se em Garcia (2007). Enquanto que o conhecimento teórico sobre o gênero conto fomos buscar em Cortázar (2006). Os dados coletados nos permitiram chegar à conclusão de que os alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte dominavam precariamente aspectos linguísticos envolvidos na construção e leitura de gêneros narrativos, entre eles os relacionados à construção dos discursos direto e indireto. A análise dos dados coletados após a aplicação de projeto de intervenção na forma de sequência didática composta por jogo nos levou a concluir que a adoção de módulos de ensino dispostos sequencialmente e de ferramentas lúdicas de ensino ajudaram a levar o aluno a alcançar os objetivos propostos no planejamento pedagógico da escola.