Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADJA TATIANE PINHEIRO COELHO RAMOS
DATA: 18/12/2015
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Provérbios e metafora conceptual: uma análise da construção e ampliação de sentidos no 9º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Provérbios. Metáfora. Gênero. Sequência didática. Sentido.
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
A leitura é uma atividade complexa, pois envolve, além de processos cognitivos, processos sociais. Índices do INEP revelam que, de forma geral, o nível de proficiência em leitura dos alunos da rede pública no Brasil é baixo, considerando a escala proposta para avaliação da Prova Brasil. A proposta de construção de um Caderno Pedagógico para o professor do 9º ano do Ensino Fundamental, organizado em sequência didática, busca contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos da rede pública, corporificados no 9º ano da Escola Estadual 24 de Outubro, em Aracaju/SE. Para isso, provérbios e metáfora conceptual serão trabalhados na e para a construção e ampliação de sentidos. Na perspectiva cognitivista, a metáfora não é uma figura retórica, mas um fenômeno cognitivo, através do qual categorizamos o mundo. Igualmente conceituais são os provérbios: sentenças construídas coletivamente que representam as experiências vivenciadas por uma comunidade linguística. Analisar as visões de mundo das metáforas que subjazem no gênero provérbio é deveras produtivo. O trabalho com os efeitos de sentido de metáforas em provérbios organizados por eixos temáticos terá como apoio, principalmente, o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A sequência sugerida objetiva o desenvolvimento gradual e aprofundado do gênero a partir do domínio de estratégias de leitura. A organização das aulas em sequência didática permitirá uma manipulação estratégica dos provérbios pelo professor e pelo aluno.