Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADNA NASCIMENTO ALVES SANTOS
DATA: 29/07/2014
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório da didática V
TÍTULO: A COMPREENSÃO DOS IMPLÍCITOS NA CANÇÃO DE CONTESTAÇÃO SOCIAL: UMA ALTERNATIVA PARA
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura crítica, Implícitos, Canção de contestação social, Sequência Didática.
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
A docência no 9º ano do Ensino Fundamental aponta que os alunos atualmente matriculados na rede pública de Aracaju integram as estatísticas de leitores que não realizam a análise crítica do texto nem identificam e entendem os implícitos textuais. Enfrentar esse problema tem sido nossa preocupação, por isso a busca de alternativas metodológicas que favoreçam a formação de leitores. Assim, este plano tem como objetivo promover a constituição de um leitor proficiente por meio da análise de canções brasileiras de contestação social para a compreensão de implícitos textuais. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada a partir da aplicação de uma sequência didática, organizada a partir do modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), mas adaptado por COSTA-HÜBES (2009), para o gênero textual canção, que será formalizada em um Caderno de Atividades (Guia Instrucional) a fim de colaborar com as práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa. O trabalho apoia-se teoricamente em Bakhtin/Volochinov (1986 [1929]), Bronckart (1999) e Marcuschi (2008) na delimitação do gênero e tem como foco de investigação a análise dos implícitos (DUCROT, 1984/1987). Em síntese, pretende-se colaborar com a formação de leitores críticos pelo desenvolvimento de habilidades que permitam aos alunos fazer inferências e relacioná-las aos saberes previamente construídos.