Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA CRISTINA BARRETO OLIVEIRA
DATA: 29/07/2014
HORA: 08:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA PROVA BRASIL: APROXIMANDO OS CICLOS E MINIMIZANDO AS LACUNAS
PALAVRAS-CHAVES: Competência Leitora, Prova Brasil, Ensino Fundamental, Sequência Didática
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
O presente trabalho objetiva apresentar práticas de ensino que tem como foco promover o desenvolvimento da competência leitora dos discentes egressos do Ensino Fundamental I que, de acordo com as avaliações diagnósticas promovidas pelos docentes no início do ano letivo e os resultados obtidos na Prova Brasil, não apresentam as habilidades necessárias para seguir até o final do Ensino Fundamental II sem prejuízos significativos na aprendizagem de uma forma geral em decorrência das dificuldades leitoras. Com a finalidade de alcançarmos tal êxito, oficinas de leitura serão desenvolvidas em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública nas esferas estadual e municipal da cidade de Aracaju-SE. As atividades serão organizadas em sequências didáticas, com ênfase nos seis tópicos que constituem a Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Usaremos suportes teóricos de autores como Leffa (2014), que traz a teoria da atividade de Vygotsky para o ensino da leitura, que enfatiza o aprendizado através da mediação; Bakhtin (2010), e a teoria dos gêneros do discurso e Dolz & Schenewly (2004) com a perspectiva da sequência didática para o ensino da língua através dos gêneros.