Banca de DEFESA: CAROLINE SILVA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE SILVA DOS SANTOS
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Sala de multiuso PPEC
TÍTULO: Determinantes evolutivos e ecológicos da especialização em aves seguidoras de formigas-de-correição
PALAVRAS-CHAVES: Especialização ecológica, estrutura filogenética; estrutura funcional, guilda trófica, assembleias de aves, antbirds, army ant followers
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

Aves seguidoras de formigas-de-correição compõem uma guilda ecológica cujas regras de formação das assembleias permanecem incertas. Diversos fatores exercem influência na determinação da estrutura e dinâmica das assembleias, incluindo interações ecológicas, disponibilidade de recursos, eventos estocásticos e suas relações evolutivas. A abordagem macroecológica permite investigar conjuntamente a influências desses fatores, buscando identificar tendências em macroescala. O objetivo desse estudo é investigar determinantes evolutivos e ecológicos da especialização de aves seguidoras de formigas-de-correição. Especificamente buscamos entender atributos funcionais relacionados ao grau de especialização são estruturados evolutivamente e se a similaridade filogenética e funcional determina entre as espécies o nível de especialização dessas assembleias de aves que ocorrem nas regiões Neotropical e Afrotropical. Por meio de levantamento bibliográfico, identificamos as espécies de aves seguidoras de formigas-de-correição, que foram ordenadas de forma crescente em categorias de especialização (1 = menos especializado a 6 = mais especializado). Em seguida, obtivemos um conjunto de árvores filogenéticas e dados de distribuição geográfica das aves. Verificamos o sinal filogenético a partir de dois conjuntos de espécies: i) aves que apresentam (1) ou não (0) o comportamento verificação de ninhos, utilizando a estatística D, apenas para a região Neotropical. ii) aves ordenadas nas categorias de especialização, analisamos separadamente para cada região utilizando o teste de Mantel. A partir das matrizes de presença-ausência geradas dos mapas de distribuição das espécies, calculamos métricas padronizadas de estrutura funcional e filogenética das comunidades de aves seguidoras o NRI e o NTI. O levantamento de espécies identificou 660 aves seguindo formigas-de-correição para ambas as regiões. A estimativa de sinal filogenético para checagem de ninhos (D = 0,7709305; P resultando de uma estrutura filogenética aleatória = 0,083; P = resultando de estrutura filogenética browniana = 0,009) e para as categorias de especialização (Coeficiente de Mantel r = - 0,004327186, p = 0,56499) indicam distribuição filogenética aleatória. As assembleias avaliadas pelas métricas de estrutura filogenética e funcional não apresentaram estrutura significativamente diferente do acaso, seja na região Neotropical ou Afrotropical. Esses resultados indicam a ausência de sinal filogenético e estruturação em macroescala, em relação às linhagens evolutivas ou graus de especialização. Esse padrão pode ser resultado de um ajuste dessa especialização em escala local, uma vez que os arranjos de categorias de especialização podem mudar nessas comunidades por conta de processos locais e a flexibilidade comportamental das aves.

Interno - 038.728.895-32 - EDUARDO VINICIUS DA SILVA OLIVEIRA
Interno - 031.577.655-23 - HELON SIMÕES OLIVEIRA
Interno - 1714324 - JEAN CARLOS SANTOS
Externo ao Programa - 3609354 - JUAN MANUEL RUIZ ESPARZA AGUILAR