Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANNE DE JESUS SANTOS
DATA: 28/02/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do DED
TÍTULO: DANDO VIDA AO IMAGINÁRIO: A utilização de mapas mentais como estratégia no ensino da educação ambiental em uma escola pública de Aracaju/SE.
PALAVRAS-CHAVES: Mapas Mentais; Educação Ambiental; Representação.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
A abordagem sobre mapas mentais na presente pesquisa foi motivada pelas orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs que sugerem o tratamento cultural e humanista para o ensino básico. Os mapas mentais são desenhos concebidos a partir da experiência humana que remetem à expressão da afetividade, do consciente e, muitas vezes, do inconsciente humano. Nesse contexto, eles compuseram o instrumental da nossa pesquisa, que teve como objetivo verificar a aplicabilidade dos mapas mentais como representação, em busca de indícios de compreensão e engajamento às questões socioambientais dos discentes do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, em Aracaju/SE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com caminho metodológico desenvolvido a partir de questionário semiestruturado e mapas mentais, realizada no segundo semestre de 2022 com alunos do primeiro ano do ensino em tempo integral. Essa investigação esteve alicerçada na metodologia Kozel para análise dos mapas mentais e Bardin para análise do conteúdo. Como resultados, em suas representações, a maioria dos discentes apontaram desconhecimento inicial sobre os conceitos relacionados à natureza, bem como um descaso às questões socioambientais. A pesquisa sinaliza a necessidade de um maior estreitamento entre as práticas pedagógicas que considerem o pensar dos discentes, bem como a necessidade de serem repensadas práticas docentes, a fim de que seja possibilitada a efetivação dos papéis da instituição escolar. O estudo desta estratégia contribuiu de forma significativa para subsidiar propostas didático-pedagógicas, visando uma educação ambiental reflexiva.