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ADRIANA ALVES
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POVOADO AREIA BRANCA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLUIÇÃO HÍDRICA NO RIO VAZA BARRIS: A AÇÃO DOS PESCADORES "ANJOS DO RIO"
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Advisor : NUBIA DIAS DOS SANTOS
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Data: Sep 30, 2021
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Dissertação
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A ação de conservação ambiental realizada pelos pescadores integrantes do grupo Anjos do Rio, constitui um processo de conscientização permanente sobre os problemas socioambientais, mais precisamente, aqueles derivados dos resíduos sólidos lançados no rio Vaza-Barris, que margeia o povoado Areia Branca, localizado na zona de expansão da cidade de Aracaju, Estado de Sergipe. Esse perímetro do rio Vaza-Barris compõe o universo pesquisado. Tendo em vista essas questões, a pesquisa partiu da pedagogia freiriana com o propósito de pensar um modelo de Educação Ambiental e estabelecer o diálogo com os pescadores, por meio de questionário tematizando a realidade socioambiental de cada sujeito. É no íntimo dessa relação que se manifesta a discussão ambiental, com reflexões, questionamentos e dúvidas sobre a maneira como a ação desses pescadores vem se estabelecendo. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo geral estudar os problemas socioambientais no corpo hídrico do Vaza-Barris, no povoado Areia Branca, sob o viés da ação transformadora dos pescadores pertencentes ao grupo Anjos do Rio. Baseada na construção do diálogo, está investigação visa destacar o mundo vivido pelos pescadores, por isso, empregamos a fenomenologia husserliana, haja vista possibilitar a ênfase na sabedoria popular frente aos acontecimentos que se manifestam no mundo vivido e compartilhado pelos pescadores participantes da pesquisa. Assim, três membros do grupo Anjos do Rio responderam a um questionário qualitativo, um momento de escuta e de diálogos acerca dos relatos de vida e das ações transformadoras desses sujeitos. A aplicação de questionário sobre as vivências desses pescadores foi amparada pelo uso de imagens. Também foi realizada a revisão bibliográfica de obras que tratam das temáticas em questão, com o objetivo de fundamentar o referencial teórico desta pesquisa. Como proposta de produto educacional, foi elaborado um E-book que versa sobre a confecção e aplicação de dois jogos com materiais recicláveis e que tematizam o ambiente do rio e a ação dos pescadores. Com efeito, foi possível observar a sensibilidade do olhar sobre o rio a partir da valorização da prática de conservação ambiental realizada pelos pescadores, enquanto sujeitos protagonistas críticos e participativos, que identificam os problemas socioambientais e propõem a administração coletiva desses problemas, construindo a formação de sujeitos ecológicos.
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ANA CAROLINA VILAR LESSA
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A METODOLOGIA ATIVA (ABP) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Projetos Sustentáveis com Produtos Técnicos de Hortas Mandalas Agroecológicas nas Escolas
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Advisor : ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
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Data: Aug 31, 2021
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Dissertação
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As hortas mandalas agroecológicas são tecnologias sociais que permitem a produção de alimentos de origem animal e vegetal norteado pelos princípios da agroecologia, ou seja, de forma sustentável sem adoção de agrotóxicos, priorizando a saúde ambiental. As contribuições sociais desta tecnologia social apresentam duas perspectivas sendo uma educacional pois a horta mandala agroecológica pode ser implementada como ferramenta pedagógica através da ABProj, pois permite a contextualização em sala de aula de problemas envolvidos na cadeia de produção alimentar, que se inicia no campo e perpassa questões tecnológicas, financeiras e sociais. E outra perspectiva relativa à discussão sobre segurança alimentar, melhoria da nutrição, erradicação da fome e a promoção da agricultura sustentável, como anunciado pela Organização das Nações Unidas-ONU no ODS-2 da Agenda 2030. O horizonte desta dissertação objetiva desenvolver projetos de tecnologia de agricultura sustentável com hortas - mandalas agroecológicas, a partir da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP), como contribuição aos processos de ensino e aprendizagem para o ensino das ciências ambientais. Esta pesquisa teve cunho bibliográfico analítico, com levantamento de dados e informações, a partir de registros disponíveis, executado mediante a consulta, análise e reflexão de temas específicos, a saber: ciências ambientais, desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, tecnologias sociais, agrotóxicos, soberania alimentar, metodologias ativas. Os resultados confirmam os benefícios da adoção das hortas mandalas agroecológicas como tecnologias sociais capazes de promover a soberania e segurança alimentar em comunidades de agricultores familiares, conforme sinalizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, contatou-se as adições da implantação das hortas mandalas agroecológicas, como ferramentas pedagógicas através da aprendizagem baseada em projetos e seu potencial de formar alunos com capacidade crítica de perceber e atuar sobre as questões sociais, econômicas, políticas e ambientais da sua comunidade. Por fim, evidenciamos a viabilidade de projetos de hortas mandalas agroecológicas, como tendências a preservação dos elementos da natureza, ao mesmo tempo em que proporciona a melhoria de renda e saúde ambiental nas comunidades atendidas.
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GABRIELA LIMA DOS SANTOS
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IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS ORIUNDOS DA CERÂMICA VERMELHA NA COMUNIDADE DO POVOADO POXICA- ITABAIANINHA/SE
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Advisor : ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
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Data: Aug 30, 2021
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Dissertação
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Os recursos naturais são de extrema importância para sobrevivência humana, entretanto se tornou cada vez mais comum encontrar espaços degradados, pois com o aprimoramento da técnica as ações antrópicas se tornaram latentes no meio ambiente. Em detrimento disso, vários problemas de caráter ambiental vêm surgindo nas últimas décadas, os quais podem ser mitigados através da via da educação. Dentro desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos socioambientais oriundos da cerâmica vermelha na comunidade do Povoado Poxica em Itabaianinha – SE. Os impactos ambientais gerados pela cerâmica vermelha, vem desencadeando considerável degradação ao meio ambiente, comprometendo o estilo de vida dos sujeitos que vivem aos arredores dessa área. A prática de desligamento dos filtros da cerâmica, bem como a extração de argila de forma insustentável são uma das mazelas que afetam de forma incisiva a população local. A presente pesquisa fez uso das concepções filosóficas e teorias da abordagem do método de pesquisa do materialismo histórico e dialético. Entretanto, para caracterização e análise do ambiente, se respaldou na estrutura do GTP, ou seja, Geossistema, Território e Paisagem, proposto pelo autor Bertrand, que busca analisar o ambiente de forma sistêmica, levando em consideração os aspectos físicos e antrópicos consolidados no espaço geográfico. Associado ao GTP, as técnicas de pesquisas documental e bibliográfica se dividiu em dois momentos, sendo o primeiro a pesquisa documental indireta, concentrando em levantamento bibliográfico. O segundo momento é considerado como a pesquisa documental direta, direcionada a etapa de campo, em que foi realizada visitas técnicas in loco, durante o período de 2019 que antecede a pandemia da COVID-19 para levantamento de dados que descem subsídios na caracterização da área de estudo, afim de constatar os impactos socioambientais existente na então área de estudo. Tendo em vista essa realidade, faz-se necessário elaborar medidas com caráter intervencionistas que venham mitigar este cenário, assim buscou-se construir um guia didático para que possa ser trabalhado em comunidades, sobretudo àquelas que vivem em áreas da mineração, tendo em vista que a educação é o caminho pelo qual se pode construir novos paradigmas que levem uma ampliação de ações com parâmetros que atendam a efetivação da educação ambiental.
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RAUL MAURICIO ARAGÃO SOUZA
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DA FORMAÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DA CAATINGA EM CORONEL JOÃO SÁ-BA PELO EXTRATIVISMO DE MINÉRIO
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Data: Aug 30, 2021
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Dissertação
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A relação desequilibrada sociedade - natureza, ocasiona desigualdade socioambiental, que fica evidente na apropriação desenfreada do homem sobre a natureza, trazendo mudanças na constituição dos espaços geográficos, sejam bióticos, abióticos e sociais, em detrimento da geração de riquezas diante da desapropriação e degradação de bens naturais. Diante disso, o extrativismo de minérios é uma atividade de elevada capacidade de degradação socioambiental e somada a essa característica ocorre a ausência fiscalizadora, o que potencializa a relação de destruição dos bens naturais. Essa interferência do homem no ambiente, traz uma taxa de aniquilação de muitas espécies em proporções muitas vezes superior à extinção natural. Nesse sentido, a Educação Ambiental crítica nas escolas é um caminho para discutirmos os problemas socioambientais. Neste ínterim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos socioambientais de extrativismo de minérios em Coronel João Sá/BA observando as condições dos trabalhadores e o potencial de degradação socioambiental. Este trabalho analisa uma área de extração de rochas no município de Coronel João Sá, localizado no nordeste do estado da Bahia, região de semiárido com concentração de rochas ígneas provenientes do escudo cristalino da unidade geológica da Borborema. Visto isso, fez-se utilização do método sistêmico para a compreensão da relação integrada entre sociedade/natureza. Desse modo, a natureza da pesquisa é de caráter quali-quantitativo, visto que ambas são complementares para se chegar à obtenção de resultados. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O produto didático resultante do trabalho foi um ambiente virtual de comunicação para veiculação de material Vídeo Documentário gerado ao longo da pesquisa intitulado “A Pedra dos Sonhos e das Necessidades”. Conclui-se que o processo de extrativismo de minérios no município necessita de regulamentação e organização do licenciamento ambiental e fiscalização da atividade pelo poder público, pois ocorre o processo de degradação da natureza e precarização do trabalhador, como também ficou evidente a importância da inserção de atividades interdisciplinares no estudo do meio para uma visão crítica dos problemas socioambientais. Destarte, essa pesquisa buscou a partir da educação ambiental crítica instigar os atores sociais a pensar de forma mais criteriosa e reflexiva acerca dos problemas socioambientais provenientes do extrativismo de minérios, afim de que ocorra a mudança de valores e a transformação social.
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MARIA BEATRIZ DE JESUS SILVA
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Processo de ocupação das margens do rio Real: consequências socioambientais em Tobias Barreto (SE)
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Advisor : ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
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Data: Aug 27, 2021
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Dissertação
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Historicamente as civilizações desenvolveram-se a partir das proximidades de corpos hídricos e especificamente dos rios com o intuito de facilitar a captação e consumo d’água. Entretanto, o uso e ocupação do solo nas proximidades dos rios passaram a desencadear diversos problemas socioambientais. Logo, o presente trabalho tem por objetivo analisar as consequências socioambientais associados ao processo de uso e ocupação das margens do Rio Real em Tobias Barreto-SE, ponderando o sistema margens-rio como um cenário de prática educativas no sistema de educação formal. Sendo assim, esta baliza-se por meio da abordagem de análise GTP (Geossistema/Território/Paisagem), o qual tendo como autor Bertrand, buscando analisar o espaço geográfico de forma integrada, ponderando as inter-relações existentes entre os seres humanos e a natureza. Acompanhando a teoria do GTP, os procedimentos metodológicos têm como base três etapas: Gabinete, campo e síntese. O estudo bibliográfico foi realizado a partir de livros, teses, dissertações e artigos, bem como foi analisado dados do IBGE, CPRM e ANA, os quais contribuíram para um melhor entendimento do local de estudo. A pesquisa possui três questionamentos que norteiam toda a discussão aqui elencada, são elas: Quais as causas e consequências socioambientais desencadeadas pelo processo de uso e ocupação das margens do Rio Real? Qual a relevância das Ciências Ambientais na compreensão dos problemas socioambientais existentes nas margens do Rio Real? Quais práticas de ensino e aprendizagem podem contribuir para o desenvolvimento do saber ambiental? Como grande parte das cidades brasileiras, Tobias Barreto também se desenvolveu nas proximidades do rio, porém o uso e ocupação dessas áreas juntamente com a ineficiência da infraestrutura urbana, contribuíram para alterações na paisagem. Conforme observado in loco, além das construções habitacionais que por si só já desencadeia modificação da dinâmica fluvial, nas margens do rio existe a presença de tubulações de esgotos domésticos que são direcionados para o corpo hídrico, além dos despejados constantes de resíduos sólidos. Em decorrência disso, a água do rio expõe-se de forma putrefa, apresentando forte odor e cor escurecida afetando a qualidade e consequentemente a disponibilidade da mesma, deixando evidente a necessidade de insistentes trabalhos educacionais. Assim, compreendendo que a escola se apresenta como um espaço de socialização, fornecendo possibilidades para que os educandos possam através do ensino das Ciências Ambientais conhecer melhor e refletir sobre os problemas socioambientais da localidade onde moram, sensibilizando-se, transformando suas atitudes e valores. Desse modo, buscando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, a pesquisa realizada resultou na construção de um E-book, o qual intitulado “Práticas Pedagógicas nas Ciências Ambientais: A interdisciplinaridade em Ação”, busca contribuir com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem a partir de práticas pedagógicas que integrem os conteúdos escolares a realidade dos discentes.
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WELLINGTON PEREIRA RODRIGUES
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O SOFTWARE SCHISTOSOMA TECH 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE
MONITARAMENTO DO Schistosoma mansoni NO MUNICÍPIO DE
LAGARTO (SE)
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Advisor : MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
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Data: Aug 17, 2021
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Dissertação
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A esquistossomose é uma das poucas endemias que acompanha a humanidade até os dias atuais. É endêmica tanto em países com baixo desenvolvimento como em países com alto desenvolvimento. A pesquisa tem como objetivo analisar os condicionantes socioambientais relacionados ao Schistosoma mansoni criando um software que agregue tais condicionantes para o monitoramento desta endemia no município de Lagarto (SE). Foram selecionados 5 povoados para a pesquisa aos quais mostraram maiores índices, sendo eles: Jenipapo, Brasília, Araçá, Araçá I e Araçá II. Assim, o método hipotético-dedutivo consistiu em perceber a organização dos problemas, e contradições no conhecimento prévio ou em teorias existentes. Optou-se para otimização dos resultados a utilização da abordagem metodológica qualiquantitativa, sendo que os dados quantitativos se limitaram aos aspectos populacionais relacionados à quantidade de infecções pelos moradores residentes das localidades. Necessitou de uma amostragem probabilística em que o balanço houve uma base no quantitativo de pessoas para a aplicação das entrevistas. Após os dados coletados fora pensando na construção de um produto tecnológico para melhorasse a inclusão de dados de forma segura, contribuindo para a criação dos mapas geoestatísticos. Os resultados que foram obtidos no decorrer do estudo foram demonstrados pelas figuras, desdobrando-se na criação do software para alimentação dos dados de forma mais rápida, didática e organizada sobre as doenças de veiculação hídrica, com foco na esquistossomose. Este produto poderá ser disponibilizado nas unidades básicas de saúde como nos centros de controles de zoonoses e endemias, podendo qualquer pessoa o manusear a inclusão de dados referentes a cada local pesquisado, desde povoados, municípios, cidades, entre outros. Por fim, foi possível analisar cada variável separadamente de cada povoado, após o georreferenciamento ou coordenadas geográficas das localidades, podendo assim elaborar mapas georreferenciados que demonstrem os riscos de difusão da doença nos povoados estudados.
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ADRIANA ALVES
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POVOADO AREIA BRANCA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLUIÇÃO HÍDRICA NO RIO VAZA BARRIS: A AÇÃO DOS PESCADORES "ANJOS DO RIO"
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Advisor : NUBIA DIAS DOS SANTOS
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Data: Jul 30, 2021
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Dissertação
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A Educação Ambiental realizada pelos pescadores integrantes do grupo Anjos do Rio constitui um processo de conscientização permanente sobre os problemas ambientais, mais precisamente, aqueles derivados dos resíduos sólidos lançados no rio Vaza-Barris, que margeia o povoado Areia Branca, localizado na zona sul da cidade de Aracaju, Estado de Sergipe. Esse perímetro do rio Vaza-Barris compõe o universo da pesquisa. Tendo em vista esse problema, esta pesquisa partiu da pedagogia freireana com o intuito de estabelecer uma relação dialógica com as ações dos pescadores, tematizando a realidade socioambiental de cada indivíduo, mediante a prática transformadora da ação coletiva do grupo Anjos do Rio. É no íntimo dessa relação que se manifesta a discussão ambiental, com reflexões, questionamentos e dúvidas sobre a forma como ela vem se estabelecendo. Deste modo, o presente estudo tem por objetivo geral estudar os problemas socioambientais desse corpo hídrico e a atuação dos sujeitos envolvidos na ação transformadora de combater a poluição de suas águas, num processo de conscientização permanente sobre os problemas ambientais. Corroborando com a perspectiva dialogal, esta investigação visa destacar o mundo vivido pelos pescadores, por isso, empregamos a fenomenologia husserliana, haja vista esta possibilitar a ênfase na sabedoria popular frente aos acontecimentos que se manifestam no mundo vivido e compartilhado pelos sujeitos da pesquisa. Nessa imersão, foram entrevistados 4 membros do grupo Anjos do Rio, momento de escuta e de diálogos acerca dos relatos de vida e das ações transformadoras desses sujeitos. Além desse momento dialógico sobre as vivencias desses pescadores, foi realizada a revisão bibliográfica de obras que tratam das temáticas em questão, sendo livros, artigos, periódicos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado das bases de dados das bibliotecas da UFS, de banco de dados do Repositório da UFS e do Google Acadêmico. Com efeito, foi possível observar a sensibilidade do olhar sobre o rio a partir da valorização da verdadeira prática educativa, realizada pelos pescadores, sendo eles os sujeitos protagonistas críticos e participativos, identificando as problemáticas ambientais e propondo o gerenciamento coletivo desses problemas e o resgate da subjetividade na formação de sujeitos ecológicos.
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VIVIANNE SILVA DE JESUS
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AS CONTRIBUIÇÕES DO POVO XOKÓ NO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS CORPOS HÍDRICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
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Advisor : NUBIA DIAS DOS SANTOS
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Data: Jul 28, 2021
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Dissertação
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Show resume
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As Ciências Ambientais são pautadas nos estudos acerca da relação dos seres humanos com o ambiente, suas consequências e da busca por ações mitigatórias e/ou soluções para o problema do consumo desenfreado dos bens ambientais e da deterioração das relações humanas. Dentro desta perspectiva, a Educação Ambiental Crítica e o ensino da História e Cultura Indígena, bem como suas contribuições socioambientais, tornam-se a base desta pesquisa. A abordagem sobre povos originários assegura o conhecimento acerca dos povos indígenas, das comunidades, suas histórias, culturas e tradições e é através de tal reconhecimento que se espera que os docentes e discentes possam identificar formas mais harmônicas de se relacionar com o ambiente, que a partir de seus conhecimentos prévios e os alcançados no decorrer de todo o processo ensino-aprendizagem, construam seu próprio conceito sobre lugar, pertencimento, bem como a identificação da importância de uma comunidade de povos originários. A falta de material de apoio pedagógico apropriado acarreta a continuidade de muitos estereótipos quanto às comunidades indígenas e ao desenvolvimento de projetos pedagógicos que versem e/ou se baseiem na Educação Ambiental Crítica. Assim, buscando contribuir para minimização dessa problemática, o objetivo de nosso trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de metodologia ao Ensino das Ciências Ambientais baseada na pedagogia de projetos que vise a ressignificação socioambiental de um corpo hídrico a partir das contribuições do povo Xokó. Para alcançarmos nosso objetivo principal, uma retomada histórica dos povos indígenas do Brasil, do (re)conhecimento do povo Xokó e seu modo de vida, o qual é pautado no Bien-Vivir, é realizado com o intuito de uma (re)valorização dos conhecimentos dos povos originários. Busca-se por meio de uma retomada histórica e da análise de seus desdobramentos, compreender quais fatores levaram a ruptura entre o ser humano e a natureza. Na análise desta ruptura utilizamos a água como elemento interdisciplinar de ensino, de modo que sua importância seja percebida pelos participantes, proporcionando caminhos para uma ressignificação socioambiental dos corpos hídricos a partir da relação entre os Xokó e o rio São Francisco. Identificar o Rio São Francisco como um corpo hídrico e não apenas como um recurso, é primordial na ressignificação deste bem ambiental, tomamos como base a alfabetização ecológica de Capra (2006), que defende a ideia do senso de lugar a partir da afinidade com a natureza e de que esta deve ser trabalhada para a sensibilização do aluno e do professor na busca por uma ressignificação de paradigmas.
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ITAMARA DE PAULA ANDRADE ARAÚJO
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MODELOS AGROFLORESTAL, BIODINÂMICO E MANEJO ANIMAL PROPOSTOS PARA A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE LADEIRINHAS A, JAPOATÃ/SE
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Advisor : NUBIA DIAS DOS SANTOS
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Data: Jul 27, 2021
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Dissertação
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Esta dissertação aborda sobre possibilidades de mudança nas práticas agrícolas da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A” considerando modelos ecológicos em Sistema Agroflorestal Sintrópico e Biodinâmico, assim como a inserção de princípios biocêntrico e bioético ao Manejo Animal nas práticas agrícolas. Busca sensibilizar e fomentar um repensar a lida com a terra e seus entes, mediados pelo paradigma da Ecologia Profunda/Buen-Vivir, no sentido de desenvolver empatia, respeito e compaixão a todas as formas de vida. Tem como objetivo principal contribuir com a ressignificação nas práticas agrícolas vigentes na EFAL. De forma específica se propõe estudar os modelos agrícolas ecológicos à luz da Ecologia Profunda; pesquisar a formação integral da Pedagogia da Alternância aplicada à EFAL; observar segundo o Regimento Interno, o PPP, a Matriz Curricular e as práticas agrícolas vivenciadas no âmbito da EFAL; estudar as possibilidades ressignificativas do Calendário Biodinâmico para as práticas da EFAL. Como produto, a elaboração de um caderno pedagógico para práticas agrícolas em Sistema Agroflorestal Sintrópico, com um Calendário Agrícola Biodinâmico. O local proposto para a realização do estudo é a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado de Ladeirinhas “A”, no município de Japoatã/SE. A metodologia aplicada para a realização da pesquisa se constitui, em essência, na aplicação da pesquisa bibliográfica, acrescida de pesquisa documental alinhada ao método fenomenológico. No que se refere ao tipo de pesquisa, considerando os objetivos, esta dissertação adotou o tipo descritiva. Como resultados obteve-se que os modelos ecológicos fundamentados no paradigma ecológico emergente, possibilitam a ressignificação das práticas da EFAL, considerando os princípios do pilar da formação integral. A observação documental do Regimento Interno trouxe a possibilidade da ressignificação das práticas agrícolas em consonância com os princípios da pedagogia da alternância em seu pilar da formação integral. Partindo da observação das práticas segundo a Matriz Curricular, pode-se concluir que estas se distanciam dos modelos agrícolas ecológicos, principalmente no que se refere ao trato animal. Portanto, a ressignificação se mostrou possível de ser contemplada nas práticas agrícolas da EFAL, considerando os modelos elaborados por Rudolf Steiner e Ernst Götsch, propostos na pesquisa.
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FLAVIO FONSECA SANTOS
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A ESCOLA PÚBLICA E O MINISTÉRIO PÚBLICO: MECANISMOS DE PROMOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NAS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS
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Advisor : SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
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Data: Jul 22, 2021
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Dissertação
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Esta dissertação tem por objetivo fomentar a formação de parceria entre a escola (pública) e o ministério público, como forma de ampliar a Educação Ambiental, na perspectiva da Ação Comunicativa, como uma possibilidade para a emancipação do sujeito social. O lócus da pesquisa seria inicialmente no Colégio Estadual Gumercindo Bessa, que fica situada no bairro Porto D’areia, na cidade de Estância-SE; mas, em virtude da pandemia que ensejou à necessidade de isolamento social, a pesquisa teve que ser readequada, passando a ser apenas um estudo bibliográfico, já que não foi mais possível a participação dos sujeitos inicias da pesquisa. O estudo volta-se para despertar a necessidade de formação de parcerias entre a escola e as instituições, com objetivo de fomentar o senso crítico dos alunos e chamar a atenção sobre a problemática ambiental, bem como para que os alunos tornem-se cidadãos participantes nas soluções dos problemas ambientais. O procedimento metodológico que embasou a pesquisa se deu por meio da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, bem como o estudo respaldou-se na filosofia e ensinamentos sobre a dialogicidade do ilustre Paulo Freire. Verificou-se que com atos de fala, a partir das interações linguísticas foi possível perceber, diante do significado verbal, as verdadeiras intenções do falante e entender o tipo da ação realizada. O caminho metodológico perseguido permitiu perceber ainda como se dão as relações intersubjetivas no mundo da vida das pessoas. Após todas as discussões e estudos, foi possível construir um produto educacional, a saber: a criação de um aplicativo, cujo nome é “NatureSpe – Uma esperança certa”, passível de ser aplicado na escola e replicável em outras realidades, para que os alunos e/ou usuário possam aprofundar seus conhecimentos sobre os crimes ambientais e ao final realizarem denúncias quando do conhecimento da prática de algum dano ambiental.
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FLAVIO FONTES FRAGA
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A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ECOLÓGICOS PARA ALÉM DO
ENSINO TRADICIONAL
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Advisor : NUBIA DIAS DOS SANTOS
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Data: Jul 14, 2021
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Dissertação
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Show resume
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Ao longo dos anos, os avanços científico-tecnológico-industrial-informacional têm crescido de forma exponencial, causando profundas mudanças na relação socioambiental. Na conjuntura atual não resta dúvidas de que a educação ambiental (EA) crítica é uma das maneiras mais eficientes para a formação de sujeito ecológicos. O presente trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) na cidade de Lagarto, interior do estado de Sergipe, localizado na região centro-sul do agreste sergipano, a 75 km de Aracaju. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva do método ativo de ensino; com natureza qualitativa; através dos objetivos da pesquisa-ação; e, fundamentado nos procedimentos da aprendizagem baseada em projetos. A principal motivação para concretizar esse estudo está em compreender os motivos que estão levando a sociedade a agir em relação a natureza na contemporaneidade. Utilizando-se dos ideários ecológicos acreditamos que seja a melhor maneira de incentivar a formação de cidadãos críticos-reflexivos-participativos a partir das experiências de seu próprio cotidiano. Nessa perspectiva, objetivou contribuir para a formação de sujeitos críticos-reflexivos de sua prática na relação sociedade natureza, bem como discutir como se dá essa relação na atual conjuntura, a partir da interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais; analisar a compreensão de natureza dos sujeitos envolvidos no projeto, no contexto de uma Educação Ambiental (EA) crítica, emancipatória e transformadora; construir um produto educacional e inserir em um e-book no formato pdf. A fim de que ocorresse o desenvolvimento da interdisciplinaridade no decorrer das ações pedagógicas para a formação de sujeitos ecológicos, foi necessário criar estratégias envolvendo as questões cotidianas vivenciadas pelos discentes no processo de ensino-aprendizagem, fato esse que proporcionou a autonomia no decorrer do fazer pedagógico. Inserida neste contexto, o espaço escolar passa a ser um importante espaço de diálogo de saberes e transformação social coletiva, quando permite a inserção das experiências de vida de seus sujeitos na sala de aula, (re)afirmando identidades e (res)significando saberes e possibilitando a construção de debates no contexto das ciências ambientais. Os objetivos propostos foram alcançados no processo de formação de sujeitos ecológicos, porém, o comprometimento de todos os envolvidos foi determinante e possibilitou a construção de saberes que levou em consideração a autonomia dos educandos, (re)significou valores éticos ambientais, atitudes e comportamentos ecológicos.
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CLÉVERTON DE REZENDE SANTOS
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A TRILHA INTERPRETATIVA VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
VOLTADA PARA VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA GEODIVERSIDADE DO PARQUE
NACIONAL SERRA DE ITABAIANA SERGIPE
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Advisor : MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
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Data: Jun 22, 2021
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Dissertação
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Show resume
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O Brasil é dono de um exótico patrimônio natural com elevada diversidade de bens naturais bióticos e abióticos. Nesse contexto, a criação de Unidades de Conservação, a exemplo, do Parque Nacional Serra de Itabaiana-SE, é fundamental enquanto política de valorização e proteção ambiental. Desse modo, o desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental busca a sensibilização dos discentes, neste estudo, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, frente a crise ambiental. Assim, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver estratégias de Educação Ambiental voltadas para valorização e conservação da geodiversidade do PARNA Serra de Itabaiana-SE. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema. Também foram realizadas atividades de campo para reconhecimento dos impactos socioambientais e entrevista semiestruturada com o responsável pela gestão do PARNA. No ambiente escolar, em modo remoto, foram aplicados questionários e realizadas oficinas sobre a importância da UCs, com ênfase no PARNA e a Educação Ambiental como alternativa a crise ambiental, e, consequentemente, a degradação dos elementos abióticos - geodiversidade. Os resultados alcançados demostraram a necessidade do desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental em espaços protegidos para uma conexão da sociedade com a natureza, a exemplo, da interpretação ambiental por meio de ferramentas virtuais. O PARNA é uma categoria de Unidade de Conservação do grupo proteção integral, consolidado como o único Parque Nacional do estado. Frente as ameaças ao patrimônio natural, destacam-se a expansão urbana e agropecuária, desmatamento, trilhas clandestinas, disposição inadequada de resíduos sólidos, queimadas, caça ilegal, exploração dos minerais e o turismo desordenado. Nesse contexto, surge emergencialmente a necessidade do reconhecimento e valorização da geodiversidade do PARNA, enquanto suporte para a conservação da biodiversidade. Assim, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de estratégias em Educação Ambiental, como a Trilha Interpretativa Virtual composta por um aplicativo “PARNASI” e um “Guia Informativo – Instrucional”. Essas ferramentas somaram-se as oficinas e discussões realizadas, resultando em reflexões voltadas a sensibilização e mobilização social no ensino formal por meio da Educação Ambiental, possibilitando o reconhecimento, valorização e proteção da sociobiodiversidade da Unidade de Conservação PARNA Serra de Itabaiana-SE.
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WILLIAMS DOS SANTOS
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A PESQUISA-AÇÃO COMO FUNDAMENTO EPISTEMOLÓGICO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: um olhar sobre a formação de pedagogos no que se refere a Educação Ambiental Crítica.
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Advisor : FLORISVALDO SILVA ROCHA
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Data: Jun 21, 2021
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Dissertação
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O presente estudo apoiou-se na ideia de que a pesquisa-ação é uma proposta epistemológica e pedagógica a ser adotada de modo efetivo no curso de Pedagogia, voltada a Educação Ambiental. Consideramos no contexto histórico e contemporâneo a existência de uma problematização que aponta a Pedagogia impregnada pela lógica capitalista e da ciência fragmentadora do conhecimento que precisa ser repensada. Para tanto questionou-se: de que modo a pesquisa-ação contribui para formação de pedagogos, no que se refere a Educação Ambiental Crítica? Nosso objetivo foi avaliar as contribuições oferecidas pela pesquisa-ação enquanto fundamento epistemológico de construção de conhecimento coletivo, no processo de formação de pedagogos, no que se referente a Educação Ambiental Crítica voltada para práticas que estimulem a interdisciplinaridade e autonomia de reflexão-ação-reflexão. A pesquisa seguiu o método ativo e os procedimentos de pesquisa estiveram baseados na pesquisa de campo e na pesquisa-ação com abordagem qualitativa, descritiva e explicativa de acordo com as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo sobre a formação docente; pesquisa documental; aplicação de um questionário junto a alunos da graduação e entrevista com docente do curso de graduação em Pedagogia que foram submetidos aos sujeitos participantes da pesquisa de modo virtualizado em função da pandemia de covid 19; análise dos dados de acordo com análise de conteúdo. Além disso, também fez parte do trabalho a organização e docência em atividade de capacitação, por meio de um curso de formação profissional (extensão universitária) destinado a pedagogos em formação, mas que se amplia para docentes do ensino superior e da educação básica. O curso de formação pedagógica está pautado nos princípios epistemológicos da pesquisa-ação, voltada a Educação Ambiental Crítica e sua oferta segue os princípios da modalidade de ensino a distância, estando disponibilizado na rede mundial de computadores, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) hospedado pela Faculdade Amadeus que é o locus da pesquisa. O curso possui aderência com o PROFCIAMB, gerará impacto pela sua aplicabilidade, inovação e complexidade, pois resultou numa combinação de diversos conhecimentos por parte dos sujeitos envolvidos. Por fim, quanto aos resultados propostos, até o momento, o curso já está pronto para ser iniciado, pois a Faculdade Amadeus garantiu o apoio a aplicação do projeto do curso a partir de junho de 2021. Ainda com relação aos resultados, pode-se destacar que tivemos um retorno dos questionários e entrevista significativo, mesmo diante da falta de contato presencial com os sujeitos e este sinaliza a necessidade de um trabalho pedagógico ativo, contextualizado e que privilegie a pesquisa dentro do processo de formação de pedagogos no que tange a Educação Ambiental e que a pesquisa-ação se coloca como uma ferramenta que aponta efeitos benéficos quanto a esta questão. Nesse interim, a dissertação tem quatro capítulos, o primeiro sobre o contexto da formação de pedagogos, o segundo sobre a pesquisa-ação e seu caráter pedagógico, o terceiro sobre a educação ambiental no ensino superior da grande Aracaju e o quarto trará os resultados da pesquisa quanto produto didático. Por fim, salientamos que é preciso refletir sobre o fato de que a formação de professores é um ponto central do processo educacional e que necessitamos contribuir para a melhoria desse processo colaborando com as Instituições de Ensino Superior e com a sociedade.
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MARIA MILENA FERREIRA LIMA
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TESSITURAS DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
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Advisor : ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
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Data: Apr 29, 2021
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Dissertação
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A educação contextualizada, com a sequência didática, na educação no/do campo é uma ferramenta de fundamental importância para a conservação da biodiversidade. Conciliar a conservação dos diversos biomas brasileiros e os recursos naturais com o desenvolvimento social e econômico tem sido um dos maiores desafios da contemporaneidade, o que coloca em evidência a educação contextualizada no/do campo. As escolas do campo surgem como um espaço potencial de transformação da realidade, em que o espaço de educação básica, pode dialogar com a realidade dos educandos, contribuindo para o enraizamento do pertencimento ao território como também fortalecer a retomada das práticas agroecológicas. Nessa dimensão, esta pesquisa objetiva é analisar a educação contextualizada, com sequência didática no bioma caatinga, para as escolas do/no campo sergipano, contribuindo com a discussão da relação sociedade-natureza em escolas camponesas, a fim de fomentar o sentimento de pertencimento ao território pelo vivido e concebido no bioma Caatinga. Como produto dessa dissertação escolhemos por produzir projetos de sequência didática com o uso da metodologia ativa(PBL) para construir um caderno pedagógico, enquanto ferramenta pedagógica na educação contextualizada do/no campo. No tocante aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se de natureza básica e/ou bibliográfica, analítico-descritivo com abordagem qualitativa e insere-se a descrição da saúde/ambiente na correlação Educação Contextualizada e Ensino das ciências ambientais. Esta pesquisa básica é teórica tem o objetivo de ampliar a compreensão das possibilidades de produção de projetos educacionais com o método ativo, na especificidade, da aprendizagem baseada em projetos para o ensino das ciências ambientais, a qual se propõe analisar as contribuições da interdisciplinaridade, frente à educação contextualizada para a convivência com o bioma Caatinga. Destarte, esperamos que essa dissertação sirva de inspiração, para despertar o olhar dos docentes e toda comunidade escolar, a ter um olhar perspicaz para a individualidade de cada aluno, sem perder a percepção que este é um ser coletivo, que carrega em si, as vivências de seus familiares, comunidade e território, que se somam as suas próprias vivências, traduzidas em conhecimento, o qual cabe à escola apenas aperfeiçoar e acrescentar.
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HELEN TAYNARA ARAUJO SANTOS SOBRAL
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O SISTEMA DE AQUAPONIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA
PROJETOS EM ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
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Advisor : ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
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Data: Feb 26, 2021
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Dissertação
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Os Projetos educacionais relacionados às tecnologias sociais contribuem com o processo de sustentabilidade, por acenderem aos meios de conservação da natureza no âmbito social, econômico e ambiental. O sistema de Aquaponia agencia os princípios agroecológicos, por meio da produção das proteínas animal e vegetal, sem o uso de agrotóxicos, utilizando os recursos hídricos de forma sustentável. O sistema de aquaponia é um modo de produção sustentável que visa contribuir socialmente em dois horizontes, a saber: com as expectativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-02), em sua agenda global, ligada aos projetos de soberania e segurança alimentar nas comunidades dos povos tradicionais, definida pela Organização das Nações Unidas-ONU e, no horizonte da educação, enquanto ferramenta didático-pedagógica, para o ensino das ciências ambientais. Nessa dimensão, o objetivo dessa dissertação é desenvolver uma proposta com projeto de Tecnologia Social, sistema Agroecológico de Aquaponia, a partir da Metodologia Ativa/ABProj, para ensino das ciências ambientais. A presente pesquisa está baseada em uma análise qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa básica analítica, mediada por temas específicos como: aquaponia, o uso de projetos no ensino, educação ambiental, tecnologia social e ODS. Destarte, os resultados dessa pesquisa ratificam que o uso de projetos educacionais, mediados por tecnologias sociais com o sistema agroecológico de aquaponia, promovem a multiplicação de técnicas aliadas à triagem da sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de agenciar projetos qualificados de acesso à soberania e segurança alimentar nas comunidades tradicionais, corroborando com os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030. Conclui-se, ainda, que em pequenas comunidades a aplicabilidade de projetos com o sistema de aquaponia retroalimenta o sistema natureza, pois enfatizam a relevância dos diferentes seres que contribuem para a sustentabilidade do ambiente. Contribui, sobretudo, com a formação de discentes e docentes, na gestão e controle do sistema aquapônico, estimulados pelas diversas atividades formativas em espaços pedagógicos comunitários.
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ROBSON SOUZA DA SILVA
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UMA REFLEXÃO-AÇÃO A RESPEITO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS/LIXO
E A COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA
NO MUNICÍPIO DE ADUSTINA-BA
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Advisor : FLORISVALDO SILVA ROCHA
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Data: Feb 25, 2021
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Dissertação
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A sociedade moderna, sobretudo pós revolução industrial, tem experimentado grandes transformações no que se refere ao consumo e a produção de resíduos. Diante disso, o presente trabalho1, que está em andamento, tem por objetivo promover uma reflexão-ação a respeito da destinação dos resíduos sólidos/lixo, aplicando a compostagem como alternativa por meio de uma Educação Ambiental Crítica. Os objetivos específicos da pesquisa são: formar discentes do curso técnico em agroecologia para disseminação não só da técnica de compostagem, mas de uma visão crítica a respeito produção e destinação dos resíduos sólidos; compreender a relação entre EA Crítica e o tema resíduos sólidos, tendo a compostagem como uma alternativa; desenvolver um aplicativo para smartphones e analisar como ele pode contribuir na implantação de um sistema de compostagem em áreas rurais e urbanas. O método da pesquisa é o materialismo histórico-dialético, que permitem analisar a produção de resíduos sólidos/lixo com elevado grau de criticidade e historicidade. Sua realização será por meio da pesquisa-ação, por exigir o envolvimento ativo e a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema. O universo da pesquisa é uma turma do curso técnico de agroecologia do município de Adustina-BA, e terá como amostra 10 alunos desta turma no processo de coleta de dados, que ocorrerá por meio de uma entrevista estruturada. Até a presente data já foram realizadas a revisão bibliográfica, visita técnica ao lixão da cidade, rodas de conversa, oficinas e sistemas de compostagem. Os resultados parciais revelam que é preciso uma reflexão constante sobre a produção dos resíduos sólidos/lixo e que a compostagem precisa ser mais divulgada como possibilidade de redução drástica do volume de resíduos sólidos orgânicos, além da melhoria da qualidade dos solos. Também foi desenvolvido um aplicativo de smartphones para Android sobre o tema, que será usado em campo como suporte para moradores de rurais/urbanas na implantação desses sistemas de compostagem. Serão realizadas oficinas de compostagem georreferenciadas e diálogos com moradores das zonas urbanas e rurais, seja de forma individualizada ou por meio da associação de moradores, com uma abordagem do tema de forma crítica e contextualizada.
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MAIQUE DOS SANTOS BEZERRA BATISTA
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USO PEDAGÓGICO DE PROTOCOLO DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA PESSOA IDOSA NA CORRELAÇÃO PESSOA-AMBIENTE
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Advisor : ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
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Data: Feb 23, 2021
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Dissertação
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A temática da pesquisa é o uso pedagógico de atividades físicas para pessoas idosas com técnicas e exercícios mediante protocolo na correlação saúde e ambiente. Tal temática insere-se acerca das questões ambientais por referir-se à saúde coletiva e do idoso. Trata-se de uma proposta de acesso à saúde pelo idoso, a partir de atividades físicas com protocolos que os coloquem em práticas saudáveis com o ambiente. A partir da questão política na correlação saúde e ambiente das pessoas idosas e os objetivos dos desenvolvimentos sustentáveis (ODS), esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso pedagógico de protocolo de atividades físicas da pessoa idosa como contribuição às ciências ambientais. Trata-se de uma pesquisa básica/pura de natureza bibliográfica, analítico-descritivo com abordagem quali-quantitativa, pois insere a descrição da saúde/ambiente na correlação com as pessoas idosas. O método proposto é ativo com a técnica da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) seguindo os sete passos: leitura do problema, identificação e esclarecimentos de termos desconhecidos; identificação dos problemas propostos pelo enunciado; formulação de hipóteses explicativas para os problemas identificados no passo anterior com base nos conhecimentos que dispõem; resumo das hipóteses; formulação dos objetivos; estudos individuais dos assuntos levantados no aprendizado; retorno ao grupo tutorial para rediscussão frente aos novos conhecimentos adquiridos na fase anterior de estudo. Os resultados encontrados foram: a importância de considerar os idosos como partícipes na convivência em cidadania; as mudanças na pirâmide etária decorrentes do crescente do aumento populacional com ênfase no sexo feminino; a resistência do sexo masculino no cuidado com a saúde; os estereótipos construídos historicamente em relação as pessoas idosas decorrentes do modelo capitalista; a necessidade de formatar políticas de promoção e prevenção da saúde para as pessoas idosas com equipes multidisciplinares; os impactos ocasionados nas pessoas idosas pelo desenraizamento e reterritorialização do ambiente. Diante da instrumentalização da Sequência Didática e ampliação com o Método Ativo, via metodologia da PBL foram construídos os seguintes produtos didáticos/tecnológico: Protocolo Digital de Atividades Físicas e Acompanhamento na Saúde da Pessoa Idosa (ProDASPI); Guia de Atividades Físicas para Pessoas Idosas (GAPI); Almanaque Interativo para Pessoas Idosas (APLPis). Assim, as políticas públicas de atenção à saúde das pessoas idosas precisam considerar a realidade local e o engajamento comunitário para fortalecer a comunicação e a construção de vínculos, fato este, que pode desencadear o sentimento de pertença nos(as) sujeitos(as) envolvidos(as) em sus aspectos biopsicossociais.
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