Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO DA SILVA CARVALHO
DATA: 24/02/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Polo de Gestão - Sala do PROFCIAMB
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO FERRAMETA PARA A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ECOLÓGICOS
PALAVRAS-CHAVES: Estudante ecológico. Interdisciplinaridade. Educação Ambiental Crítica.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
A Educação Ambiental numa perspectiva integradora busca a essência dos problemas socioambientais em sua raiz proporcionando uma reflexão crítica dos espaços. Desse modo, contribui para formar sujeitos sociais capazes de compreender as relações entre a sociedade-natureza e intervir nos problemas ambientais. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de aprendizagem a partir da Educação Ambiental como ferramenta para formação do estudante ecológico na terceira série do Ensino Médio do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas. Nesta sentido, a pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa, estruturada sob o Método Ativo, a partir da Dialética Freireana com base no diálogo e na ação-reflexão-ação. Os procedimentos metodológicos que serão utilizados, a saber: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e práticas das metodologias ativas, a partir do Arco de Maguerez. As ações realizadas durante o estudo resultarão na construção de um Produto - cartilha com diretrizes para professores formar discentes ecológicos através de atividades de Educação Ambiental, como propostas para aulas ou projetos interdisciplinares no Ensino Médio. Desta forma, o presente trabalho contribuirá na formação dos estudantes ecológicos para transformação social.