Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA FIGUEIREDO SANTANA
DATA: 28/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DA TEORIA À PRÁTICA COMO MEDIADORA SOCIOAMBIENTAL NA BUSCA DA SUSTENTABILIDADE.
PALAVRAS-CHAVES: Coroa do Meio; Educação Ambiental crítica; Sustentabilidade.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
Devido ao crescimento acentuado das cidades, o espaço habitável tornou-se disputado, aumentando assim, não só os impactos ambientais, mas também diversas problemáticas que juntamente com o meio ambiente passam a ter um estágio de insustentabilidade. Na sociedade contemporânea a discussão e busca pelos modelos de desenvolvimento sustentável tem sido constante. Compreende-se que os avanços da ciência e da tecnologia contribuíram progressivamente para os processos de modificação dos espaços urbanos. A ciência e a tecnologia oportunizaram aos humanos a terem um novo modo de vida, inserindo assim, uma grande massa populacional nos centros urbanos. A paisagem espacial do bairro Coroa do Meio sofreram modificações ao longo dos anos, as mudanças que ocorrem são de cunho natural e social. Uma cidade para ser considerada sustentável precisa estar enquadrada nas ações de infraestruturas dos órgãos públicos, atendendo a ações básicas de saneamento, energia, qualidade do ar, transporte, comunicação, abastecimento de água, moradia digna, segurança alimentar, saúde, redução máxima da pobreza e demais objetivos enquadrados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), objetivos esses espalhados por todo o globo, garantindo o crescimento inclusivo e sustentável, como parte do processo de elaboração da proposta da Agenda 2030, composta por 17 objetivos com 169 metas. Dentre eles, destaca-se o objetivo de número 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, que almeja tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Uma das alternativas tidas como um potencial mediador entre o ser humano e o meio ambiente é o desenvolvimento de práticas que promovam a Educação Ambiental, essa por sua vez, sendo aplicada com enfoque crítico e interdisciplinar, pode atuar nas esferas formal e informal, na busca do desenvolvimento, equilíbrio e qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. As práticas da EA crítica estreitam a relação do sujeito com a natureza, estimulando a interação e harmonia, construindo assim o real papel cidadão ambientalmente sustentável. O método escolhido para o encaminhamento da pesquisa, foi o materialismo histórico-dialético que tem na sua essência observar a interação do sujeito e objeto no decorrer do processo histórico, todo ele relacionando as condutas das ações da sociedade. A pesquisa fará o uso da Metodologia da Problematização com o “Arco de Maguerez”. Portanto, desenvolver com a comunidade do bairro Coroa do Meio, especialmente os pescadores e marisqueiras atividades metodológicas que contribuam com para uma melhor prática de uso dos espaços locais, possibilitando dialogar com os mais diversos saberes que constituem uma vida em sociedade.