Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELANE ALVARENGA OLIVEIRA HORA
DATA: 18/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO: PROJETO SALA VERDE EM SERGIPE: CONTRIBUINDO COM A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Formação do Sujeito Ecológico. Meio Ambiente. Projeto Sala Verde.
PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
A história humana, principalmente a partir da segunda fase do sistema econômico capitalista industrial no século XVIII, demonstrou que a sociedade de consumo passou a pensar o sistema natureza, enquanto recurso econômico e não mais como riqueza natural. Numa relação de dominação, o homem vem exaurindo e dilapidando a natureza como se esses “recursos” fossem inesgotáveis, demonstrando, sobremaneira, a dicotomia entre homem e natureza, causando impactos ambientais, dando sinais de insustentabilidade. Nesse sentido, a complexidade das problemáticas socioambientais evidencia não apenas uma crise ambiental, mas uma crise civilizatória e do pensamento humano cartesiano dominado por um conhecimento fragmentado, que beira a irracionalidade máxima do sistema capitalista. Diante desse contexto, as nações do mundo, a partir das Conferências da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972 na cidade de Estocolmo, começaram a definir os rumos e práticas dessa sociedade insustentável, reconhecendo a Educação Ambiental como o elemento crítico para o combate à crise ambiental no mundo. Nessa direção, o Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente, enquanto política pública de Educação Ambiental surge como possibilidade para a gestão ambiental municipal, a fim de fomentar a educação ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar a contribuição do Projeto Sala Verde na educação ambiental em Sergipe para a construção do sujeito ecológico, mediante a construção de Novas Salas Verdes. O método que a orientará será pautado nas análises dialéticas, com o caminho metodológico pautado na abordagem quali-quantitativa, com técnicas de coleta dos dados, a partir de pesquisa documental, bibliográfica, observação simples, entrevistas semiestruturadas e questões norteadoras. A metodologia utilizada na pesquisa de intervenção foram Oficinas Pedagógicas para a formação continuada dos gestores ambientais municipais. Como produto final dessa dissertação, foi elaborada uma Cartilha Eletrônica de Educação Ambiental para os municípios com a proposta do Projeto Sala Verde em Sergipe e os demais municípios sergipanos. Consideramos que a existência de uma articulação por meio de acordo de cooperação entre o governo federal e estadual, tem contribuído com o avanço significativo de políticas públicas ambientais, em escala municipal de Sergipe, mobilizadas através de reuniões de divulgação, reunião de apoio pedagógico, curso de Educação à Distância e momento presencial para construção de novas salas verdes. Estes avanços são significativos para fomentar esses espaços socioambientais de Educação Ambiental, enquanto contribuição na construção de sujeitos ecológicos nos municípios sergipanos.