Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTO JACO CARVALHO SANTOS
DATA: 03/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: O AÇUDE PINDORAMA: POSSIBILIDADES DE REVITALIZAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Recursos Hídricos; Educação Ambiental; Interdisciplinaridade.
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
A preocupação com o meio ambiente se intensificou nas últimas décadas do século XX e se tornou mais reflexiva nos diversos contextos sociais. Diante disso, surgiram inúmeras iniciativas nos diferentes segmentos da sociedade com o propósito de promover ações de sustentabilidade no contexto educacional que estimulam o desenvolvimento de práticas ambientais. A presente pesquisa busca analisar as condições socioambientais no açude Pindorama partindo da concepção dos discentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza para assim possibilitar ações de revitalização no açude, o qual se encontra degradado em decorrência da grande quantidade de efluentes domésticos e resíduos sólidos que são despejados nas suas margens. A pesquisa utilizará o método hipotético-dedutivo, ou seja, a partir das hipóteses formuladas deduz a solução do problema. O percurso metodológico será constituído através de ações que envolvam os discentes do turno matutino do Colégio Estadual José Dantas de Souza e a população que vive no entorno do açude Pindorama. Com os discentes serão propostas atividades pedagógicas que despertem seu olhar quanto à importância do açude Pindorama. Com a comunidade local, sensibilizá-los quanto às questões socioambientais e o seu reconhecimento como parte do açude. Através da abordagem de análise quali-quantitativo, serão realizados questionários, observações e revisões bibliográficas em literatura específica sobre recursos hídricos, bacias hidrográficas, sustentabilidade, interdisciplinaridade, educação ambiental e práticas pedagógicas. Em seguida, buscando identificar a relação entre os sujeitos com suas respectivas comunidades, e com a água, serão propostas práticas pedagógicas, tais como: atividades de campo, construção de maquete, produção de vídeo documentário, abaixo-assinado, confecção da cartilha e caminhada ecológica, que promovam a sustentabilidade. Segue-se então, que promover educação ambiental é perpassar por diversas áreas do conhecimento e, que por sua vez, possibilita a ressignificação de práticas pedagógicas que contribuam para o despertar ambiental de todos os sujeitos envolvidos, tornando-os protagonistas na busca de soluções para a problemática socioambiental encontrada no açude Pindorama.