Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UILSON DE MENESES HORA
DATA: 13/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Colégio de Aplicação
TÍTULO: A EMANCIPAÇÃO AMBIENTAL E A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA: A CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS POR RESÍDUOS SÓLIDOS DO POVOADO MORENA, ITAPORANGA DAJUDA-SE, À LUZ DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR NILSON BARRETO SOCORRO
PALAVRAS-CHAVES: Emancipação do sujeito. Racionalidade ambiental. Degradação ambiental. Natureza.
PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
O corrente diálogo feito no trabalho sobre os impactos ambientais provocados pelo consumo, consequentemente resultante na produção de resíduo sólido no município de Itaporanga d’Ajuda em que o mesmo é depositado em um lixão localizado no Povoado morena. O espaço, onde todos estes resíduos são depositados, encontram uma nascente do Rio Morto, um dos afluentes da Bacia do Vaza-Barris. A luta da população para fechar este espaço motivou a pesquisa na ampliação dos anseios e na produção de argumentos, alimentando o processo. Neste viés, dialoga-se com as correntes do pensamento epistemológico da ecologia e da filosofia em que se baseia a emancipação do sujeito no seu reconhecimento como ser. Propósito este, que a partir da ação comunicativa, dando voz ao sujeito, ele possa ter seu reconhecimento como agente dialógico do sistema, quebrando a lógica manipuladora capitalista. O conhecimento trabalhado vai na perspectiva, da construção da racionalidade ambiental, no qual todos os seres vivos têm o mesmo direito a viver. Assim, o papel de um novo modelo ético de ver a natureza, no sentido amplo, não somente como um aporte aos humanos e como recursos que alimentam o processo mercadológico de produção e acumulação de capital, para o bem viver humano. Na mesma linha discorre, de como a técnica é usada e serve para capitalizar o processo de apropriação e na produção dos impactos ambientais, fruto da alimentação capitalista. O papel da educação é de desconstrução, onde a natureza é, fonte de acumulação e dela pode ser extraído tudo que se possa render lucros. O processo de formação deste conhecimento passa pela aquisição desta racionalidade, fruto da emancipação deste sujeito. Ponto crucial que alimenta a resistência e a construção de ambiente de convivência entre os seres vivos que possa ser respeitada.