Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO CARDOSO BORGES
DATA: 15/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DED
TÍTULO: O PLANO DE ESTUDO COM O TEMA GERADOR TERRA E ÁGUA FONTE DE VIDA, PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E O PLANO DE FORMAÇÃO DO(A) JOVEM NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DA EFAL: PARA ALÉM DA QUÍMICA UM OLHAR INTERDISCIPLINAR.
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia da Alternância; Interdisciplinaridade; Qualidade da água; Ensino de química.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
Este trabalho tem como tema ‘O plano de estudo com o tema gerador “terra e água fonte de vida, preservação e conservação do meio ambiente” e o plano de formação do(a) jovem na pedagogia da alternância da EFAL: um olhar interdisciplinar’. O objetivo deste estudo é entender como se dá a discussão e a compreensão da qualidade da água no ambiente de convívio escolar e nas comunidades dos(as) jovens da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL), através das disciplinas do 2º ano tomando como referência a química, por meio do plano de estudo, a partir do plano de formação da pedagogia da alternância na EFAL. O local da pesquisa é a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado Ladeirinhas “A”, no município de Japoatã/SE. O caminho metodológico será trilhado com base no método dialético, a pesquisa qualitativa estará alicerçada no estudo de caso como abordagem metodológica. Para a coleta de dados, foram escolhidos os seguintes instrumentos: análise documental do Projeto Político Pedagógico e documentos escolares; observação do plano de formação do aluno; construção do plano de estudo; colocação em comum do plano de estudo; outros instrumentais da pedagogia da alternância e anotações em diário de campo; e entrevista semi-estruturada com professores/monitores, ex-professores/monitores, estudantes e seus responsáveis familiares. A partir da análise dos dados será avaliado a discussão e a compreensão da qualidade da água no ambiente de convívio da EFAL e nas comunidades dos(as) jovens na região do Baixo São Francisco e também será possível levantar reflexões críticas sobre a utilização dos instrumentos pedagógicos específicos e a sua relação com a prática do ensino das ciências naturais e em especial a de química.