Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ DA SILVA SOUZA
DATA: 30/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: auditório do DED
TÍTULO: O ensino das Ciências Ambientais e a problemática da água na EFAL, em Japoatã/SE à luz da Pedagogia da Alternância
PALAVRAS-CHAVES: Água. Campesinato. Educação do Campo. Formação Integral, Pedagogia da Alternância
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Esta dissertação tem como tema ‘O ensino das Ciências Ambientais e a problemática da água na EFAL, em Japoatã/SE à luz da Pedagogia da Alternância. O objetivo deste estudo é entender como tem sido tratada a questão ambiental, em especial a temática da água, como conteúdo didático-pedagógico, bem como, como tem sido feita a sua utilização, gestão e conservação, à luz da formação integral que é proposta pela Pedagogia da Alternância-PA. Alinhado ao método Dialético, a opção metodológica que orientou a pesquisa é a abordagem qualitativa ancorada no Estudo de Caso. Para o procedimento metodológico, foram escolhidos os seguintes instrumentos: análise documental do projeto político pedagógico e documentos escolares, observações dos planejamentos, das aulas teóricas e práticas, anotações em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa: professores, estudantes, responsáveis familiares. O locus da pesquisa foi a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado Ladeirinhas A, no município de Japoatã/SE. Os dados coletados e suas análises nos permitiram levantar reflexões criticas sobre as alternâncias pedagógicas e a utilização dos instrumentos pedagógicos específicos e a sua relação com a Educação do Campo e a formação integral, através do trabalho como princípio educativo, sob o prisma da temática geradora ‘Terra e água fonte de vida, preservação e conservação do meio ambiente’, o que nos mostram que há uma ruptura na execução da PA, em detrimento de diversos fatores, os quais podem ser superados a partir do resgate da função social daquela escola, especialmente para a região do Baixo São Francisco.