Banca de DEFESA: ANA CLEIA ALVES DA LUZ

DISCENTE: ANA CLEIA ALVES DA LUZ
DATA: 16/02/2024
LOCAL: Miniauditório do CCBS
TÍTULO: EFEITOS DA PINEALECTOMIA NA PLASTICIDADE NEURONAL: IMPACTO NO COMPORTAMENTO TIPO-ANSIOSO E NA MEMÓRIA DE RATOS
PALAVRAS-CHAVES: Melatonina; ansiedade; memória; plasticidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia

A melatonina é um hormônio, produzido principalmente pela glândula pineal na ausênciade luz, liberado na corrente sanguínea e no líquido cefalorraquidiano (LCR). Atua deforma fisiológica regulando o ciclo circadiano, possui ação ansiolítica, antidepressiva eestimula processos de plasticidade sináptica. Dentre as funções, é possível destacar opapel que a melatonina desempenha nos fenômenos de plasticidade no hipocampo,estimulando a denditrogênese e a sinaptogênese. Além de atuar na neuroplasticidade, amelatonina é capaz de diminuir prejuízos de memória e atua na modulação do humor.Objetivos: Investigar os efeitos das alterações de plasticidade induzidas pelapinealectomia e como essas alterações podem interferir no comportamento tipo ansioso ena memória de ratos. Métodos: O estudo foi desenvolvido sob aprovação do Comitê deÉtica no Uso de Animais da UFS (No 3490280722). Utilizou-se 54 Rattus norvegicusmachos da linhagem Wistar. Os animais foram divididos em 6 grupos para avaliação docomportamento tipo-ansioso e memória: Controle memória (CTR-MM); Sham memória(SHAM-MM); Pinealectomizado memória (PIN-MM); Controle ansiedade (CTR-ANS);Sham ansiedade (SHAM-ANS); Pinealectomizado ansiedade (PIN-ANS). Os animaispassaram por cirúrgia estereotáxica e posteriormente foi feita avaliação comportamentalcom dois e quatro meses de vida, após essa etapa os animais foram perfundidos paraanálise histológica do cérebro. Resultados: No teste de campo aberto com dois meses, osdados foram submetidos a ANOVA de uma via, seguido do pós-teste de Fisher.Observou-se que os animais do grupo PIN passaram menos tempo no centro do aparatocomparados ao CTR (p = 0,001) e SHAM (p=0,037). Com quatro meses, o grupo PINpermaneceu menos tempo no centro quando comparado com o CTR (p < 0,001) e SHAM(p = 0,014). A ANOVA de duas vias seguido do pós-teste de Fisher mostrou que no testede labirinto em cruz elevado, com dois meses o grupo PIN-ANS permaneceu menos nobraço aberto comparado com o CTR-ANS (p=0,027) e SHAM-ANS (p < 0,001). O grupoPIN-ANS permaneceu mais tempo no braço fechado comparado com o CTR-ANS (p =0,012) e SHAM-ANS (p = 0,017). Com quatro meses, os animais do grupo PIN-ANSpermaneceram menos tempo no braço aberto comparado com CTR-ANS (p = 0,005) eSHAM-ANS (p = 0,001). No braço fechado, o grupo PIN-ANS permaneceu mais tempocomparado com CTR-ANS (p = 0,001) e SHAM-ANS (p < 0,001). No labirinto em cruzelevado modificado PIN-MM permaneceu menos no braço seguro comparado com oCTR-MM (p = 0,011) e SHAM-MM (p=0,028). PIN-MM permaneceu mais tempo nobraço aversivo comparado com o CTR-MM (p=0,023) e SHAM-MM (p=0,046). No testede medo condicionado ao contexto a ANOVA de duas vias seguido do pós- teste de Fisher na fase de condicionamento mostrou aumento no tempo de freezing do PIN-MMcomparado com o CTR-MM (p = 0,042). Na fase de teste o PIN-MM apresentou umaumento no tempo de freezing comparado com o CTR-MM (p = 0,003) e SHAM-MM (p= 0,047). Conclusão: Conclui-se que a pinealectomia foi capaz de causar alterações nocomportamento tipo-ansioso e na memória de ratos.

Interno - 017.396.585-74 - JÉSSICA MARIA DANTAS ARAÚJO ARAGÃO
Presidente - 3271662 - KATTY ANNE AMADOR DE LUCENA MEDEIROS
Externo ao Programa - 1316604 - LUIS FELIPE SOUZA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 25/01/2024 15:41